Retrospectivas Escolas Municipais: EMEI Sonho Infantil

A EMEI Sonho Infantil faz parte da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa que conta com 20 Escolas de Educação Infantil. São 258 alunos matriculados, atendidos em 12 turmas de Berçários 1 (a partir de 04 meses) até a Pré-escola 2 (05 anos de idade). A instituição foi fundada em setembro de 2001 e tem, nestes 22 anos de história, contribuído com a aprendizagem e o desenvolvimento de centenas de crianças. Em 2023, diversas ações diferenciadas aconteceram, com destaque para a Mostra de Trabalhos da Educação Infantil, a Festa Julina, o Dia das Mães e Dia dos Pais, o evento de encerramento do ano letivo e a Formatura da Pré-Escola.

A escola possui uma equipe formada por 26 servidoras, entre monitoras, professoras, estagiárias, agente administrativa e direção, que realizam o atendimento aos alunos. Além disso, conta com 6 atendentes terceirizadas responsáveis pela limpeza e a preparação das refeições para as crianças. A Diretora da EMEI Sonho Infantil, Regiane Graciele Henkes, agradeceu a toda a comunidade escolar pela parceria e envolvimento em prol da construção de uma educação infantil de qualidade, “Aqui na Sonho temos uma equipe qualificada e comprometida, que ama o que faz. Além disso, temos o apoio incondicional das famílias e de diversos colaboradores. Essa parceria é fundamental para a realização dos nossos projetos”.

Para 2024, o objetivo da direção é realizar a construção de um solário na área externa da escola, visando manter um ambiente seguro e funcional para as crianças, especialmente as bem pequenas. Além disso, está em estudo a implementação de um ateliê infantil, que proporcionará aos estudantes vivências ainda mais significativas dentro do ambiente escolar. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, destacou que o município tem implementado estratégias para proporcionar um ensino de qualidade aos estudantes, “Criamos a Central de Vagas, um sistema totalmente online que facilita e agiliza o cadastro das crianças na Rede Municipal de Ensino. Além disso, temos em execução a construção de três novas EMEIS, que vão proporcionar mais de 500 novas vagas de creche, em turmas de berçário à pré-escola”. A EMEI Sonho Infantil fica localizada na Rua Porto Alegre, nº 126, na Vila Beatriz.