Uma nova Santa Rosa

Antes e depois da iluminação de LED

Uma das principais ações de Governo, desde que a equipe assumiu em 2021, sempre foi a troca da iluminação pública. Este que sempre era um problema histórico da cidade, agora, passa a não ser mais. Nesta semana, começou a ser instalada a nova iluminação de led que vai mudar Santa Rosa. Quem acompanhou a transformação do Parcão, durante a noite, pode ter noção de como será toda a cidade.

Mais de 11 mil pontos de energia serão trocados, todos por iluminação de led. Mais acessível, segura e com mais durabilidade e qualidade, a iluminação de led vai transformar Santa Rosa de noite. Segundo o vice-prefeito Aldemir Ulrich que cuidou dessa pauta desde o início, “Essa ação do nosso Governo com certeza vai transformar nossa cidade. É um projeto que foi muito estudado e que estamos seguros quanto a qualidade e a economia que vamos ter ao longo dos anos”. Por mês o município vai economizar com energia R$ 110 mil.

A ação que é uma das mais importantes do Governo, conta com apoio dos vereadores de base. Toda cidade e interior receberão nova iluminação pública. O projeto tem um investimento de R$ 15 milhões e já está sendo realizado em pontos de Cruzeiro, na Borges de Medeiros (entrada da cidade), Expedicionário Weber e Inhacorá, “A empresa nos passou que tem previsão de fazer toda a instalação até março. Este é um projeto de eficientização e principalmente, de ganho na qualidade da iluminação pública e que vai causar um impacto significativo em Santa Rosa, proporcionando mais segurança, infraestrutura e qualidade de vida para a população”, ressalta Aldemir.

O projeto técnico foi elaborado pelo setor de engenharia, vinculado a Secretaria de Planejamento, com a supervisão do vice-prefeito. A ação prevê melhorias na iluminação em 11.357 pontos do município (1.158 da Cooperluz + 10.199 da RGE). As luminárias foram padronizadas, o que possibilita que o município adquira equipamentos mais eficientes, com menor taxa de dano e mais facilidade de manutenção. Além da substituição das lâmpadas, vai ser realizada também a troca dos braços, relés, cabos, braçadeiras, parafusos, conectores, arruelas e cintas de aço para a instalação das luminárias, inclusive com ajuste de altura junto aos postes para padronização conforme orientação normativa. Com esta alteração, além do aumento na qualidade da iluminação, vai ser possível atingir uma economia de até 50% na conta de energia. A empresa vencedora da licitação e responsável por executar a obra, é a Brasiluz Eletrificação e Eletrônica LTDA, de São Paulo.