Economia

Na agropecuária, destaca-se o rebanho bovino manejado com modernas técnicas de produção, que faz desta a maior bacia leiteira do Rio Grande do Sul, fornecendo, juntamente com a suinocultura, matéria-prima qualificada para as agroindústrias.

A agricultura responde por boa parte da produção gaúcha, com destaque para a soja (30% do Estado), que movimenta um ciclo de negócios que vai do pequeno produtor ao mercado internacional. A produção de hortigranjeiros e produtos coloniais revela-se uma alternativa de valorização e rentabilidade da família rural, aproximando os frutos da terra do consumidor local.

PÓLO METAL-MECÂNICO

No pólo metal-mecânico, Santa Rosa e região são modelos no segmento industrial. Fabricando peças, máquinas e implementos agrícolas, situadas entre as maiores do mundo (AGCO e JOHN DEERE), lideram um processo de produção que movimenta o agronegócio e consolida aqui o mais vigoroso pólo metal-mecânico do país voltado para a agricultura. Cerca de 66% das colheitadeiras brasileiras são produzidas aqui.

INDÚSTRIA

As indústrias beneficiam os frutos do setor primário com tecnologia e eficiência. A erva-mate produzida em Santa Rosa abastece a tradição do chimarrão em todo o Estado; um volume considerável de soja é transformado em farelo ou óleo, fazendo parte da composição de marcas consagradas de alimentos; cooperativas investem na agroindústria potencializando a força do produtor local.

CONSTRUÇÃO CIVIL

As empresas de construção civil do município se destacam no Estado, edificando obras públicas e privadas com sistemas construtivos inovadores, mão-de-obra qualificada e presteza no cumprimento de prazos.

Skip to content