Governo Municipal inicia o ano dando sequência nas ações pós-temporal

O Prefeito em Exercício, Aldemir Ulrich, iniciou o ano com uma reunião com os secretários municipais para dar sequência nas ações pós-temporal e reforçar os esforços de reconstrução das áreas atingidas em Santa Rosa. Equipes da Defesa Civil, Bombeiros, 19º RC Mec e Secretarias de Agricultura, Obras e Desenvolvimento Social, atuaram intensamente desde a sexta-feira (29), para ajudar as famílias. O trabalho de desobstrução das ruas já foi realizado e agora os esforços estão concentrados na limpeza. Mais de 1 mil famílias ainda estão sem luz no município e no interior, cerca de 20 moradias estão sem recebimento de água.

Aldemir começou a reunião dando as boas-vindas aos secretários pelo novo ano e pediu para que todos continuem se esforçando muito neste último ano de governo, “Vamos focar nas nossas atividades e no que temos planejado para deixar um legado para nossa comunidade”. O prefeito acompanhou no final de semana, os serviços de limpeza do município e acionou empresários para ajudarem no recolhimento de árvores caídas e galhos, “Nosso foco de Governo agora é trabalhar para atender todas as pessoas que necessitam e continuar fazendo a limpeza da cidade”.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, informou durante a reunião, as demandas repassadas pelas comunidades que solicitaram ajuda após o temporal. Os CRAS de Santa Rosa estão realizando o cadastro das necessidades, mediante a comprovação de renda. Cerca de 300 pessoas buscaram lona com a Defesa Civil para cobrir casas. Após a chuva e os ventos fortes que atingiram o município, cerca de 32 mil residências ficaram sem energia elétrica. Na manhã desta terça-feira (02), aproximadamente 1.700 famílias continuavam sem luz. Equipes da empresa RGE iniciaram ainda na sexta-feira, o reestabelecimento do serviço. A companhia informou que muitas equipes, inclusive de fora, estão trabalhando para recuperar o quanto antes, os danos causados pelo temporal. A previsão é que entre hoje e amanhã, a energia seja reestabelecida em toda a cidade.

No interior do município, a Secretaria de Agricultura está distribuindo água para as famílias atingidas. Cerca de 20 ainda estão sem água. Secretarias de Agricultura e Obras estão trabalhando intensamente, todos os dias desde o temporal, para a retirada das árvores e de galhos. O Governo Municipal está com diversas equipes trabalhando para que os serviços sejam normalizados o mais breve possível. Um decreto de situação de emergência está em análise com as equipes da Coordenadoria de Defesa Civil e da Procuradoria Geral do Município, que estão finalizando o levantamento de dados.