Prefeito anuncia revitalização da Praça da Bandeira

Um dos principais pontos de encontro de Santa Rosa será totalmente remodelado. A Prefeitura apresentou nesta quinta-feira (23), o projeto arquitetônico para as obras de revitalização da Praça da Bandeira. O local que faz parte do coração da cidade e que já foi palco de tantas atividades históricas e culturais vai ser reformado. Mais segurança, acessibilidade, infraestrutura e qualidade de vida para os santa-rosenses.

O projeto arquitetônico foi construído de forma voluntária pela Arquiteta e Urbanista, Luciana Locatelli. As obras vão ser realizadas em uma área de 10.000 m². A arquiteta destacou os pontos principais da revitalização, “Em linhas gerais, o estudo compõe um novo olhar sobre este espaço tão importante para nossa cidade. Teremos reforma do piso, com um novo layout, revestimentos e texturas, da iluminação com luminárias de LED, bem como, uma reestruturação dos equipamentos que compõe a praça”. Além disso, serão instalados novos equipamentos urbanísticos: bancos, lixeiras, paradas de ônibus, equipamentos de sinalização e de acessibilidade. Também vão ser construídas edificações novas para o artesanato, sanitários e para os pontos de táxi.

Um dos grandes diferenciais desta obra é a elevação da Travessa Praça da Bandeira, localizada em frente ao prédio da antiga prefeitura, que vai conectar quatro importantes pontos culturais da cidade: o Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges, a Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, o Centro Cultural Prof. Fioravante Pedrazani e por fim, a Praça da Bandeira. A rua vai estar nivelada ao passeio público, com limitadores físicos para demarcar a área de estacionamento, formando um largo que interliga a praça com a Via Cultural. O Prefeito Anderson Mantei, ressaltou que o espaço vai ganhar uma cara nova, proporcionando mais lazer, integração e bem-estar para a população, “Esta revitalização tem como objetivo principal qualificar a Praça da Bandeira que é um dos pontos principais da nossa cidade. Queremos tornar este local mais seguro e com infraestrutura para que os santa-rosenses possam usufruir melhor deste importante espaço público”.

Após finalizado o estudo, será aberta licitação para contratação de empresa que irá executar a obra. A previsão é que os serviços comecem no início de 2024. A Praça da Bandeira foi construída em 1945, em frente ao Palácio Municipal (antiga prefeitura). No local estão diversos monumentos que serão preservados no novo projeto: Busto de Getúlio Vargas, Carta de Testamento, Monumento às Mães e ao Soldado, bem como, a Pira da Pátria e mastros para o hasteamento das bandeiras.