Comunidade de Taquari agradece o apoio de Santa Rosa

Há exatamente uma semana, Santa Rosa adotou Taquari. A Prefeitura emitiu o Decreto nº 71/2024, que declara situação excepcional de intervenção humanitária aos municípios atingidos pelas catástrofes climáticas recentes e, define ações solidárias prioritárias ao município de Taquari/RS. Dessa forma, o Governo Municipal, empresários e voluntários têm se unido para ajudar os taquarienses, na reconstrução da cidade.

Uma comitiva de Santa Rosa, liderada pelo vice-prefeito, esteve no município atingido pela enchente histórica do Rio Taquari, para fazer um levantamento das necessidades da população. A partir daí, um grupo de eletricistas santa-rosenses foi até o local, trabalhar na reparação da rede elétrica de duas escolas municipais: EMEI Paulo Freire, que fornece atendimento para 89 crianças e EMEF Timótheo, onde estão matriculados 120 alunos, em turmas da pré-escola ao 9º ano. Com esta ajuda, será possível dar segurança para a retomada das aulas. O prefeito de Taquari, André Brito, relatou a dimensão da tragédia na cidade e agradeceu o abraço que Santa Rosa está dando em Taquari, “Tivemos mais de 1.200 famílias, 3 mil pessoas atingidas pela chuva. Comunidades do interior foram devastadas, atingiu lugares no município que nunca tinha chegado a água. Então, vocês não têm ideia da importância da adoção de Santa Rosa para a nossa cidade. A comunidade só pode agradecer pois todas as ações estão sendo fundamentais para a nossa comunidade”. André ainda ressaltou que atualmente, 1.500 pessoas estão em casas de familiares e 80 em abrigos.

Com a ajuda de Santa Rosa, na próxima segunda-feira (27/05), serão retomadas as aulas na EMEF Timótheo. O vice-prefeito Aldemir Ulrich, destacou que em Santa Rosa, a ajuda para as famílias atingidas continua e que além de Taquari, outras cidades do Estado também estão recebendo auxílio do município, “Estamos nesse momento em uma missão de ajudar as cidades que sofreram muitos danos em função da chuva. Temos que agradecer, pois Santa Rosa não foi tão afetada, em comparação a estes locais. Por isso, além de ajudar a nossa gente, vamos também estender a mão pra quem mais precisa nesse momento tão difícil para o Rio Grande do Sul”.

O projeto Volta ao Lar de iniciativa da arquiteta Camila Preissler, também encaminhou doações de berços e móveis infantis para Taquari. Essas arrecadações que contam com diversos apoios auxiliaram famílias de Santa Rosa, Canoas e demais cidades da região Metropolitana. A Prefeitura estabeleceu um ponto central de doações para receber donativos que serão destinados para Taquari. As doações podem ser levadas no Centro Cultural Prof. Fioravante Pedrazani, localizado no Centro, em frente à Praça da Bandeira. O atendimento acontece das 07h30mim às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

Skip to content