Estudo de Tráfego e Mobilidade Urbana avança em Santa Rosa

O Estudo de Tráfego e Mobilidade Urbana capaz de melhorar o trânsito, a fluidez das vias e o ir e vir de pedestres começa a tomar forma em Santa Rosa. Nesta quarta-feira (22), o Prefeito Anderson Mantei acompanhado do Vice-Prefeito, Aldemir Ulrich, dos Secretários Maicon Zamboni (Mobilidade Urbana) e Cláudio Franke (Planejamento e Habitação), recebeu no gabinete representantes da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – Fundatec, contratada para a execução das etapas previstas no estudo. Na oportunidade, os pesquisadores responsáveis pelo levantamento dos dados em campo, apresentaram ao município, os resultados desta primeira etapa, diagnósticos, pontos críticos e possíveis soluções para o trânsito de Santa Rosa.

Durante a reunião, o engenheiro Renato Rhoden, a arquiteta e urbanista Ida Bianchi, e o especialista em segurança no trânsito, Ricardo Schiavon, consultores da Fundatec, debateram com a Gestão sobre os dados obtidos. A equipe vistoriou mais de 30 pontos da cidade, esteve em todas as entradas e saídas do município, em horários de pico e horários normais e realizou um levantamento sobre a situação atual de Santa Rosa, selecionando os locais mais críticos e que necessitam de intervenção. O Secretário de Mobilidade Urbana, Maicon Zamboni, destacou que este trabalho é fundamental para garantir que Santa Rosa continue crescendo e avançando em todas as áreas, “Vamos iniciar através destes dados apresentados, um planejamento das ações e soluções de melhorias para as vias de Santa Rosa. Sempre com o objetivo de dar mais fluidez e segurança ao tráfego de veículos e preparando a nossa cidade paras as próximas décadas de desenvolvimento”.

Foi constatado que em 12 anos, de 2010 a 2022, houve um crescimento de 84% na frota de veículos de Santa Rosa. Em 2010, haviam 37.210 veículos e em 2022, 63.737, entre: automóveis, caminhonetes, ônibus, caminhões, motocicletas, tratores e outros. Ou seja, o município tem 1,2 veículos por habitante, o que para os especialistas, é considerado um número alto, similar ao de grandes cidades. O Prefeito Anderson Mantei, ressaltou também, que as mudanças que serão realizadas, vão ser pensadas sempre prezando pela segurança e o bem-estar da população, “Estamos trabalhando diariamente para trazer uma expansão responsável para o nosso município. Santa Rosa está em pleno progresso e precisamos estar preparados para receber e acompanhar toda esta evolução, com segurança no trânsito e através de um fluxo ágil e tranquilo”.

Entre as alternativas debatidas, estão a criação de binários de trânsito (que transformam vias de mão dupla, em vias de sentido único), rotatórias, complementações de trecho e de ligação.

Skip to content