Prefeitura e Senar realizam curso gratuito de artesanato em palha de milho

A Prefeitura de Santa Rosa segue desenvolvendo ações que promovam a capacitação e o potencial empreendedor das famílias do município. Com este objetivo, o Executivo Municipal em parceria com o Senar RS, realizou um curso gratuito de artesanato em palha de milho. A ação foi organizada pela Secretaria de Agricultura e pela FUMSSAR, com o apoio da Cooperativa Cresol e do Sindicato Rural de Santa Rosa. A atividade aconteceu na Unidade Básica de Saúde Esperança e contou com a participação de 12 mulheres. No encerramento do curso, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), as participantes puderam apresentar os trabalhos realizados durante a semana.

O curso foi ministrado pela Instrutora do Senar RS, Sílvia Furquim. Na oportunidade, a professora ensinou as alunas a transformar a palha de milho em lindos artigos de decoração e de utilidades domésticas, como descansos de panela, guirlandas para porta, bolsas, quadros, presépios, entre outros. O Técnico Agrícola, Gustavo Traczynski Cervi, destacou os benefícios da atividade, “Além de ensinar as participantes a criarem artesanatos através de materiais disponíveis na propriedade, como é o caso da palha que seria descartada, o aprendizado também pode significar uma nova fonte de renda para as famílias”.

Um diferencial foi a parceria com a FUMSSAR.  As Agentes Comunitárias de Saúde – ACS, fizeram o curso junto com algumas agricultoras para depois repassar este conhecimento nos Grupos Terapêuticos que acontecem nas Unidades Básicas. A ACS Celsi Bueno, ressaltou que atividades como esta, que envolvem arte e trabalhos manuais, auxiliam muito na recuperação e no tratamento de pacientes da UBS, “Ficamos muito contentes em participar do curso de artesanato em palha de milho, pois agora podemos aplicar este conhecimento nas nossas oficinas terapêuticas. Além de aprender um novo ofício, o grupo funciona também como um espaço para compartilhar experiências, um lugar de acolhimento e escuta. Através dos nossos encontros, conseguimos observar diversos resultados positivos, como a melhora da autoestima, superação da depressão e da ansiedade”. As participantes que concluíram o curso com carga horária de 32 horas, receberam também, uma certificação pelo Senar RS.