Retrospectiva Unidades Básicas de Saúde: Júlio de Oliveira

A saúde tem sido uma das prioridades do Governo Municipal. Com o objetivo de apresentar com transparência os serviços realizados, estão sendo divulgadas as retrospectivas das 18 Unidades Básicas de Saúde que fazem parte da FUMSSAR. Fundada em abril de 2013, a UBS Júlio de Oliveira faz parte da Rede de Atenção Básica do município, responsável por prestar o atendimento de saúde para a população. A unidade localizada na Vila Júlio de Oliveira atende cerca de quatro mil pessoas, incluindo os moradores das seguintes localidades: Vila Speroni, Vila Valdemar Pisoni e Lajeado Capim.

Uma das grandes novidades dos últimos dois anos, foi a abertura do terceiro turno na unidade. O horário de atendimento ampliado é ofertado para os trabalhadores, a fim de, melhorar o cuidado prestado para cada usuário. Além dos atendimentos, a UBS realizou durante o ano de 2022, diversas atividades para a comunidade como: o Outubro Rosa, a Feira da Saúde e a Comemoração Alusiva ao Dia da Consciência Negra, que ofertou vários serviços para a população. A Coordenadora da UBS Júlio de Oliveira, Lenita Dalcin, destaca que a equipe está comprometida em entregar um atendimento qualificado, “Estamos sempre buscando realizar ações diferenciadas que promovam a saúde integral dos nossos usuários. Os eventos do ano passado foram desafiadores para a equipe, mas também, muito gratificantes, pois vimos o quanto a comunidade ficou contente em por poder participar destas atividades que auxiliam na melhora da qualidade de vida”.

Foram realizados no último ano, 67.613 atendimentos pela equipe multiprofissional que atua na unidade. Sendo: 38.448 atendimentos de enfermagem, 5.741 consultas médicas e 1.097 com a nutricionista, além dos demais atendimentos: odontológicos, com psicóloga, fonoaudióloga, farmacêutica, assistente social e educadora física. Também foram realizadas, 13.562 visitas pelos agentes comunitários de saúde e aplicadas 2.235 vacinas do calendário vacinal. A UBS realiza também, atendimentos em grupo: grupo de gestante, grupos de beneficiários do Programa Auxílio Brasil, oficina terapêutica, grupo de atividades físicas, grupo de desenvolvimento da fala e ações do Programa Saúde na Escola – PSE. A UBS Júlio de Oliveira faz parte da Rede Bem Cuidar RS, um Programa de Incentivos para Atenção Primária à Saúde do Governo RS. O objetivo é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços oferecidos para a população gaúcha.