Reforma no Viveiro Municipal

O Viveiro Municipal está de cara nova. A Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Obras, realizou a reestruturação do espaço. A principal mudança foi a troca das telas de sombreamento (sombrites), que têm como função primária, a proteção das plantas contra o sol. Além disso, no ano passado, foram realizadas outras melhorias como a reforma das estruturas de suporte das caixas de água e sistema de irrigação, das áreas de canteiros de mudas e de uma estufa, que será o berçário da produção de mudas de flores.

As obras aconteceram na Casa de Sombra, local onde são mantidas as mudas produzidas. Atualmente, o espaço conta com mais de 30 espécies de árvores nativas e exóticas ornamentais, para a recuperação de áreas degradadas, reflorestamentos, plantios em pátios, passeios públicos e áreas rurais do município. A Engenheira Florestal, Ana Paula Jung, Coordenadora do Viveiro Municipal, destacou a importância das melhorias, “As reformas eram fundamentais para garantir a proteção e desenvolvimento das mudas no local com boa vitalidade”. A Engenheira informou também que o próximo passo é trabalhar na revitalização do prédio, com o objetivo de proporcionar um ambiente melhor para os servidores, comunidade e para as escolas que visitam o Viveiro em atividades de educação ambiental.

As reformas foram realizadas pelos servidores que atuam no Viveiro, com o apoio de uma equipe da Secretaria de Obras, coordenada pelo Diretor Alexandre Barbosa e pelo Mestre de Obras Luscas Brixner. O Secretário de Meio Ambiente, João Carlos de Castro Dorneles, agradeceu o empenho de todos os servidores envolvidos e ressaltou que a manutenção na infraestrutura serve para qualificar ainda mais o serviço, “São pequenos ajustes e melhorias, mas que fazem toda a diferença no dia a dia, trazendo mais proteção para as plantas e qualificando o serviço no Viveiro Municipal”. O viveiro está localizado no Lajeado Ipê, às margens da ERS 344.