FUMSSAR celebra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa através da esquipe do CEREST Fronteira Noroeste – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, celebra nesta sexta-feira, 28 de abril, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A ação faz parte da Campanha Abril Verde, que tem como foco, a conscientização para prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

O CEREST Fronteira Noroeste atua em Santa Rosa e mais 22 municípios da região. O serviço faz parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – RENAST, do Sistema Único de Saúde – SUS. O Técnico de Segurança do Trabalho da FUMSSAR, Marcos Silva, destaca que o Abril Verde teve como objetivo promover ações de conscientização, visando à saúde e segurança dos trabalhadores, “Muito mais que sensibilizar as partes envolvidas nas relações de trabalho, é necessário chamar a atenção para a necessidade de se investir em políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável”.

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho: de 2012 a 2022, foram comunicados no Brasil 6,7 milhões acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes no emprego com carteira assinada; 2,3 milhões de afastamentos pelo INSS em razão de doenças e acidentes de trabalho e R$ 136 bilhões gastos com benefícios previdenciários acidentários, incluindo auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente relacionados ao trabalho. No Rio Grande do Sul, apenas em 2022, foram 50,5 mil acidentes de trabalho, o que representa 8,23% dos acidentes no país.

Nesse contexto de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como, na promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis, os Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST’s atuam alicerçados em três eixos: Vigilância, Educação e Assistência, sendo que a vigilância consiste nas inspeções dos ambientes de trabalho, a educação na promoção da sensibilização e disseminação de informações e a assistência, com foco na reabilitação de trabalhadores acometidos de agravos relacionados ao trabalho.