Evolução do PIX na prefeitura

O grande Projeto Prefeitura Digital está avançando no município de Santa Rosa. Implementado a partir do Planejamento Estratégico, já é possível observar os resultados positivos. Entre as ações de melhorias, no final de julho deste ano, foi realizada a inserção do código QR Code, em todas as guias de recolhimento da prefeitura. Ação essa, que trouxe mais facilidade para o usuário, no processo de pagamentos de taxas e tributos. Os dados estão sendo acompanhados e a evolução é consistente, tanto nos valores arrecadados, como na quantidade de operações realizadas pela ferramenta.

A partir dessa atualização, os contribuintes podem pagar todas as guias do município através do aplicativo PIX, além das alternativas que antes eram também aceitas, como o dinheiro ou cheque. No mês de outubro, foram contabilizadas 770 operações no sistema, sendo 11,43% do total das transações realizadas. O PIX é uma forma de pagamento que tem crescido muito nos últimos dias, criada em 2020 pelo Banco Central do Brasil, a tecnologia possibilita a transferência de recursos entre contas bancárias da mesma instituição ou de instituições diferentes, mediante uma chave previamente cadastrada pelo usuário. O Prefeito Anderson Mantei, destaca que a Administração Municipal tem executado diversas melhorias para trazer mais praticidade para o cidadão, “A implementação de serviços que facilitam a vida das pessoas e consequentemente trazem mais qualidade de vida para a população, é o principal objetivo da nossa gestão e reforça o propósito de continuar disponibilizando mais alternativas seguras e rápidas para o serviço público”.

A implementação do PIX foi uma das ações integradas entre a Secretaria de Gestão e a Secretaria de Administração e Fazenda. Para Ademir Rosa, Secretário de Gestão, a ferramenta além de facilitar o acesso ao contribuinte, também agiliza vários trabalhos no setor de arrecadação, “Estamos sempre trabalhando para melhorar a vida do cidadão e otimizar o tempo dos servidores. Hoje, os munícipes podem ter acesso a diversos serviços de forma digital, sem precisar vir presencialmente na prefeitura”. O Portal do Cidadão, por meio do Autoatendimento, já disponibiliza aos usuários mais de 200 serviços de forma online. Somente neste ano, até o momento, já foram registrados mais de 1 milhão de acessos no portal.