FUMSSAR tem Gerência da Rede de Atenção Psicossocial

O Prefeito Anderson Mantei sancionou a Lei Complementar nº 177 que criou o cargo de Gerente da Rede de Atenção Psicossocial na Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa. Nesta quarta-feira (30), foi nomeada para ocupar a função, a servidora e psicóloga Flávia Albuquerque. A gerência surgiu para estruturar melhor o serviço de saúde mental do município e trabalhar em rede, incluindo: saúde, educação e assistência social. O cuidado com a saúde mental é uma das áreas da saúde pública que mais tem crescido a demanda de atendimentos nos últimos anos e a tendência, conforme estudos, é que siga aumentando cada vez mais.

A Rede de Atenção Psicossocial – RAPS de Santa Rosa conta hoje com os seguintes serviços: leitos psiquiátricos adulto e infanto-juvenil, comunidades terapêuticas, residencial terapêutico, CAPS AD, CAPS II, UPA, SAMU e UBS (porta de entrada para o atendimento em saúde mental). O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destaca que o maior objetivo é implementar ações de promoção da saúde mental e prevenção de transtornos mentais, “É necessário compreender que esta é uma área que está relacionada à qualidade de vida e saúde emocional, então exige um trabalho multiprofissional integrado. Sendo assim, a gerência vai nos auxiliar a pensar a saúde mental como uma política do município, que não é feita só por um serviço, mas sim em rede, realizando um trabalho em conjunto e promovendo o cuidado integral da população”.

No Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas sofrem algum tipo de doença mental, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria. Os diagnósticos são variados: depressão, transtornos de humor, déficit de atenção, ansiedade, entre outros. São doenças que podem afetar todas as faixas etárias, de crianças a idosos. A Psicóloga e agora Gerente da Rede de Atenção Psicossocial, Flávia Albuquerque, ressalta que as pessoas devem estar atentas às mudanças de comportamento, “Toda mudança de comportamento repentina deve gerar um ponto de atenção. Temos visto, um aumento muito grande, principalmente agora neste período pós-pandemia, de pessoas que têm procurado o atendimento de saúde mental. Por isso, sempre é importante lembrar a população para que mantenham hábitos saudáveis, realizem atividades de lazer e pratiquem esportes, ações que auxiliam na prevenção das doenças e melhoram a qualidade de vida”. A gerência também vai atuar para ampliar o cuidado em saúde mental em Santa Rosa, com foco no usuário, mas também nos seus familiares e na rede de apoio como um todo.