Santa Rosa é destaque com projeto no ImunizaSUS 2023

A estratégia adotada pela FUMSSAR para a imunização contra a COVID-19, dos grupos prioritários em 2021, foi um dos projetos selecionados para participar da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. Santa Rosa faz parte das experiências exitosas em saúde pública do país. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Fundação de Saúde, Michele Silva Lachno, autora do projeto, representando a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e o município, apresentou no 37º Conasems, o case: “Vacinação COVID: a certeza para dias melhores”.

Em 2021, foi criado pelo Ministério da Saúde, o Plano de Operacionalização que orientava estados e municípios sobre as populações que deveriam receber as primeiras doses da vacina COVID de forma priorizada. No início, optou-se pela imunização de determinados grupos para garantir o funcionamento dos serviços de saúde, a proteção dos cidadãos com maior risco de contrair a COVID, além da preservação do funcionamento dos serviços essenciais. O primeiro ponto da listagem já contemplava as pessoas com 60 anos ou mais, seguidos os demais grupos. Todo o processo de vacinação COVID-19 iniciado em janeiro de 2021, concentrou-se no município de Santa Rosa em dois objetivos principais: desperdício zero de doses e alcançar de maneira rápida o público-alvo em cada momento da vacinação. “Foi uma alegria poder representar Santa Rosa, neste que é o maior evento de saúde pública da América do Sul. Precisamos cada vez mais trabalhar no intuito da informação correta e oportuna para desmistificar as fakes news relacionadas à vacinação contra o coronavírus, pois graças a imunidade conferida pela vacina, conseguimos melhorar a qualidade de vida de todos”, destacou Michele.

É importante destacar que durante a vacinação contra a COVID-19, Santa Rosa e a FUMSSAR receberam o prêmio do Estado do RS (Te Vacina RS), da cidade que mais vacinou, na categoria dos municípios de 50 mil até 100 mil habitantes. Na oportunidade, a Fundação de Saúde recebeu R$ 100 mil reais para utilizar na área da Atenção Primária à Saúde e qualificar os serviços. A cerimônia de premiação da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, acontece na manhã desta quarta-feira (19), último dia do 37º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems.