Serviço de Inspeção Municipal recebe avaliação positiva em auditoria


O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Prefeitura de Santa Rosa passou por auditoria da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul. A ação ocorreu na sede da Secretaria de Agricultura e foi realizada pelos Fiscais Estaduais Agropecuários: Alessandro Brito Malinowski, Elisandra Simão Reis e Franciele Hohenreuther. O objetivo da auditoria foi verificar a estrutura e o programa de trabalho do Serviço de Inspeção Municipal para a manutenção do selo SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). 


O SIM é responsável pela fiscalização de indústrias e agroindústrias de produtos de origem animal em Santa Rosa. Por possuir o selo SUSAF, o município pode indicar ao sistema estadual, empresas e agroindústrias familiares registradas. Indicação essa, que permite a comercialização em todo o território gaúcho. O Médico Veterinário do SIM, Lucas Rodrigo Thomas, recebeu o relatório dos auditores que demonstrou a conformidade dos serviços, “A legislação sanitária está em contínua mudança, em processo de modernização. Sempre buscamos acompanhar para, além de fiscalizar, deixar a informação bem clara para as empresas. Esse resultando é fruto também de uma equipe qualificada e que conta com formação e atualização constantes”. 


Durante a auditoria foram avaliados os procedimentos de inspeção, aplicação da legislação e estrutura do serviço, além da conferência documental. Para Aldir Mallmann, Chefe do SIM e da Seção de Agropecuária, a aprovação demonstra a qualidade do trabalho realizado pelo município e também apresenta para a população, a importância do serviço de inspeção e fiscalização, “É mais um motivo para o consumidor estar atento em adquirir somente produtos inspecionados, pois existe um trabalho de fiscalização e uma garantia de qualidade por trás do selo presente no produto”. Os fiscais estaduais também realizaram visitas, observando a atuação da fiscalização em cada local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content