Prefeitura segue com ações do projeto: Santa Rosa Cidade Amiga da Pessoa Idosa

Com questões sobre acessibilidade, moradia, inclusão social, oportunidades para aprendizagem, entre outros temas relevantes ao cuidado com a pessoa idosa, a Prefeitura de Santa Rosa está aplicando um questionário para conhecer melhor o público dessa faixa etária. Nesta quinta-feira (17), a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Gerência de Políticas para Idosos, realizou a primeira escuta com as pessoas acima dos 60 anos. A ação ocorreu no CTG Sepé Tiaraju e foi coordenada pelo comitê formado por representantes das secretarias do governo. A atividade faz parte do programa EBAPI – Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O município aderiu ao programa e iniciou a primeira etapa que é a pesquisa qualitativa e quantitativa. Mais de 180 idosos participaram do evento e responderam ao questionário.

O projeto vai possibilitar compreender a realidade dos idosos em diversas áreas e a partir disso, desenvolver ações voltadas a participação desses cidadãos, fazendo do município a Cidade Amiga da Pessoa Idosa. O aposentado Ciro Aluisio Kuhn, 76 anos, foi uma das pessoas que respondeu ao questionário aplicado nesta quinta-feira. Ele destacou que as questões elaboradas foram essenciais e vão ajudar as autoridades a conhecerem mais sobre a população com mais de 60 anos na cidade, “Gostei muito de participar porque respondi questões sobre transporte, lazer e outras atividades. O sentimento é de que estão nos ouvindo e tentando entender melhor o que passamos no dia a dia. Espero que o projeto possa elaborar mais ações voltadas para o público idoso”.

Só após a realização deste Diagnóstico Municipal que poderá ser traçado um Plano de Ação para que o município execute todas as propostas elaboradas em parceria com empresas privadas, instituições não governamentais, universidades e sociedade em geral. Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, este é um estudo que permite conhecer a realidade local e inclusive identificar também, o potencial do poder público e do setor privado para contribuir na melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, “É um processo de busca. Os princípios norteadores são os de proteção à população idosa vulnerável, contribuindo para o envelhecimento saudável, ativo e sustentável. A estimativa é finalizar ainda neste ano a fase do questionário para traçarmos um panorama dos serviços oferecidos à população idosa já no ano seguinte”. Elaborada pelo Governo Federal, a Estratégia “Brasil Amigo da Pessoa Idosa” – EBAPI, é um conjunto de iniciativas que têm por objetivo melhorar a qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos e, consequentemente, de cidadãos de todas as faixas etárias.