Prefeitura, SENAR e Sindicato Rural realizam Curso de Processamento de Frutas

A Prefeitura de Santa Rosa através da Secretaria de Agricultura realizou no município, um Curso de Processamento de Frutas. A ação ocorreu em parceria com o Sindicato Rural e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, que disponibilizou uma instrutora para a atividade. As aulas foram realizadas na comunidade de Bela União.

O curso de Processamento de Frutas ensina o preparo e a conservação de doces, compotas, sucos e geleias de frutas, para consumo próprio ou comercialização, focados na legislação específica. O Técnico Agrícola, Gustavo Traczynski Cervi, destaca a importância da qualificação, “Nosso intuito é fornecer mais uma ferramenta de qualificação e aprendizado para que as famílias possam aumentar a sua renda”. Gustavo destacou ainda, que em 2023, a comunidade do Lajeado Pessegueiro também recebeu a formação.

A Secretaria de Agricultura realizou no ano passado, outros cursos como: bolachas e salgados caseiros, artesanato com palha de milho, bonecas de pano, pintura em tecidos, patchwork, tortas e docinhos caseiros, panificação caseira, soldador rural, avicultura, apicultura, ovinocultura, drone agrícola, aplicação correta e segura de agrotóxicos NR31 e jardinagem. Ao todo, 19 cursos em diversas áreas foram disponibilizados pela pasta. O Secretário de Agricultura, Paulo Roberto dos Santos, ressalta que ações como esta, auxiliam na qualidade de vida dos moradores que vivem no interior, “Estes cursos são uma ótima oportunidade que as famílias têm de agregar conhecimento, podendo aplicar nas suas propriedades ou também, melhorar e ampliar sua renda”.

A ação deste ano, contou novamente, com o apoio da Cooperativa Cresol e do Sindicato Rural. A formação teve carga horária de 24 horas e todas as participantes receberam um certificado de conclusão. Para 2024, também estão confirmados os cursos de manutenção e operação de motosserras, manutenção e operação de roçadeiras, drone agrícola, boas práticas de fabricação de alimentos e programa alimentação saudável.