Comitiva santa-rosense foi até Taquari

Uma comitiva de Santa Rosa liderada pelo vice-prefeito Aldemir Ulrich, chegou em Taquari, na tarde do último sábado (18), para iniciar o processo de ajuda ao município atingido pelas fortes chuvas. A cidade sofre com as consequências desta que já é considerada uma cheia histórica do Rio Taquari. Na quinta-feira (16), o Governo Municipal anunciou que adotaria Taquari, disponibilizando doações e todo o auxílio necessário para a reconstrução do município.

O grupo foi recebido no gabinete do prefeito de Taquari, André Brito. Na oportunidade, o vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich, entregou para as autoridades locais, o decreto nº 71/2024. O documento declara situação excepcional de intervenção humanitária para eventual assistência aos municípios atingidos pelas catástrofes climáticas recentes e, define ações solidárias prioritárias ao município de Taquari/RS. Aldemir destacou que o vínculo entre as duas cidades vem desde a década de 40, “Temos em Santa Rosa um grupo de imigrantes de Taquari, que começou a ir para lá na década de 1940, alguns após a enchente de 1941, que são os chamados Taquarianos. Então, nós temos esse apelo do pessoal que foi para lá e ajudou Santa Rosa a crescer, evoluir e ser o que é hoje com o trabalho dessas pessoas, mantendo essa ligação histórica com Taquari. Nossa comunidade está engajada nessa missão e com a parceria de todos vamos conseguir contribuir com a reconstrução dessa importante cidade”.

Na mesma tarde, a comitiva seguiu conhecer a escola Timótheo Junqueira dos Santos, no Rincão, uma das instituições que vai receber o trabalho de manutenção da rede elétrica, enviado por Santa Rosa. Além disso, o grupo esteve também em um abrigo que está acolhendo desalojados. Conforme relatório emitido pela Prefeitura de Taquari, ao todo, 2.880 pessoas foram atingidas pela chuva e destas, 143 estavam abrigadas pelo município. O prefeito da cidade, André Brito, agradeceu a solidariedade com o município, “Agradecemos esse abraço que estão nos dando. Santa Rosa representa muito no nosso Estado e vocês não sabem o quanto estão sendo importantes para a autoestima da nossa população, não apenas os que foram atingidos, mas para todos os taquarienses”.    

Durante a missão, ficou definido que as autoridades de Taquari irão repassar para a Prefeitura de Santa Rosa, um relatório oficial com as principais necessidades do município. Neste primeiro momento, uma equipe de eletricistas vai ir até a cidade, trabalhar na rede elétrica de duas escolas, para normalizar o atendimento aos alunos. Além disso, roupas infantis, carrinhos de bebê e outros itens estão sendo arrecadados na Central de Doações, na Secretaria de Desenvolvimento Social, para no final da semana, serem encaminhados até Taquari. Outra grande ajuda foi anunciada pelo empresário santa-rosense, Luciano Luft, que informou que 6 carretas com água, alimentos e materiais de limpeza, serão destinadas para o município adotado por Santa Rosa.

Faziam parte da comitiva, integrantes do grupo Legendários, empresários e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Santa Rosa – Sintralog, André Bizarro, também natural de Taquari.

Skip to content