Retrospectivas Escolas Municipais: EMEI Criança Esperança

Dentre as 20 Escolas de Educação Infantil do município, está a Criança Esperança. A EMEI localizada no bairro Cruzeiro conta com 150 alunos de 4 meses a 5 anos. O ano de 2023 contou com muitas ações, atividades diferenciadas e também novos projetos em desenvolvimento. Um dos destaques foi a participação em um projeto social do Sicredi.

A EMEI Criança Esperança foi fundada em 1988 e conta hoje com diretora, uma coordenadora pedagógica, 03 professoras, 11 monitoras, 1 estagiária e 4 auxiliares de serviços gerais. De acordo com a Diretora Kátia Aparecida Dias Peroty, “Com a ajuda das famílias, servidoras e comunidade, a escola se tornou um ambiente mais acolhedor e seguro para nossas crianças. Agradeço o apoio de todos, pois juntos construímos uma escola cada vez melhor. O desenvolvimento e o bem-estar das crianças são o nosso maior objetivo”.

No ano passado, um dos marcos foi que, pelo terceiro ano consecutivo, a escola foi contemplada com o Fundo Social do Sicredi. A EMEI recebeu R$ 9.097,20 que foi utilizado para instalação de piso emborrachado em 4 salas de aula para tornar o ambiente mais seguro, confortável e acolhedor. Além disso, também foram confeccionados diversos brinquedos de madeira com recursos da APA Criança Esperança e com mão-de-obra voluntária de familiares dos alunos. Também foi construída uma rampa de acessibilidade dentro da escola e está sendo construída uma quadra esportiva infantil, entre outras ações que devem seguir durante o ano letivo. A Secretária Lires Zimmermann, destaca o quanto o empenho de toda Secretaria tem feito a diferença nas escolas de Santa Rosa e que diversas novidades vão ocorrer em 2024, “Neste próximo ano, vamos contar com a finalização da obra de novas Escolas de Educação Infantil, onde vamos ter mais de 500 novas vagas para atender essa que é uma importante demanda da nossa comunidade”.

A escola também teve importante participação e coordenação em 2023, da Caminhada Pela Paz. O objetivo foi fomentar uma cultura de paz e harmonia na comunidade. Também foi realizado o Programa Saúde na Escola – PSE, quando as crianças são medidas e pesadas pelos profissionais do Posto de Saúde e recebem a visita do dentista. A EMEI fica localizada na Av. Flores da Cunha, nº 1321, no bairro Cruzeiro.