Empossados os novos Conselheiros Tutelares de Santa Rosa

A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o COMUDICAS – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou nesta quarta-feira (10), a posse dos novos Conselheiros Tutelares de Santa Rosa. O ato aconteceu no auditório do Palácio Municipal 14 de Julho e contou com a presença de autoridades e familiares. Ao todo, foram empossados 5 conselheiros titulares e 4 suplentes.

O cargo de Conselheiro Tutelar no Brasil, foi criado em 13 de julho de 1990, com a promulgação da Lei 8.069 do Estatuto da Criança e do Adolescente. A partir da Lei Municipal 2.304 de 26 de março de 1991, este órgão foi instituído legalmente no município. A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, destaca a importância destes profissionais que vão garantir a proteção e a defesa das crianças e adolescentes, nos próximos quatro anos, “É o conselheiro tutelar que cumpre o fundamental papel de proteger as nossas crianças e adolescentes, amparado no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Temos uma equipe qualificada e comprometida assumindo a responsabilidade de realizar um trabalho preventivo e educativo. Esse grupo também tem o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Desejamos sucesso aos novos profissionais”.

Graciele Medeiros foi uma das empossadas nesta amanhã, destacou a relevância da função, “Assumir o cargo de conselheira tutelar é mais do que um papel, é um compromisso com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, é uma oportunidade para sermos agentes de mudança. Nossa missão, minha e dos demais colegas empossados, transcende as palavras, pois somos guardiões dos sonhos e esperanças daqueles que muitas vezes não têm voz”. Os conselheiros tutelares desempenham diversas funções, como: receber e encaminhar denúncias; orientar famílias; requisitar serviços públicos e aplicar medidas protetivas. Além disso, eles atuam como elo entre a comunidade e os órgãos responsáveis, garantindo os Direitos da Infância e Adolescência.

Confira a seguir, a lista de titulares e suplentes empossados:

Titulares:
1º – Toni Almeida