Retrospectiva Secretaria de Governança e Gestão


O ano que passou para a Secretaria de Governança e Gestão foi de muito destaque. A modernização de processos, gerenciamento, planejamento de ações e políticas de integração institucionais oportunizaram êxitos significativos. Com um trabalho realizado em parceria com demais secretarias da Administração Municipal o reconhecimento se deu também com prêmios de primeiro lugar no estado em Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, saúde e bem-estar e no geral no Índice de Governança Municipal. No país, Santa Rosa ficou entre as 3 melhores. 


A Secretaria coordena o programa de aperfeiçoamento de gestão, o qual vem norteando as ações do governo, através do Plano Plurianual e o Planejamento Estratégico. O objetivo principal deste projeto é promover uma gestão pública orientada para resultados, visando contribuir para a qualificação dos serviços prestados ao cidadão, sendo alinhado através de ferramentas de gestão e melhoria contínua nas ações e serviços. Os pontos mais importantes do programa são: atendimento qualificado, humanizado e seguro; Integração, controle, segurança jurídica e padronização dos processos; Gerenciamento eficaz do sistema de gestão; Capacitação e desenvolvimento dos servidores. 


O Projeto Prefeitura Digital está oportunizando agilidade nas solicitações de serviços, não necessitando ser presencial. No ano de 2023 foram desenvolvidos diversos fluxos de processos digitais que consolidam a quantidade de 287 serviços disponíveis de forma online. Para o Secretário Ademir Rosa, os dados de acessos ao portal cidadão do município comprovam a efetividade do projeto, “No ano de 2023 foram 1.343.544 acessos, sendo que em 2020 havia sido 711.024. Em 3 anos quase duplicamos os acessos. Em 2023 tivemos 489.780 ações dentro do portal, sendo 74% de aumento em relação a 2020”. Ademir ressalta também que só em impressões a Prefeitura economizou cerca de R$ 300 mil no ano que passou. 


A padronização dos processos e indicadores que vem sendo trabalhados pela Secretaria de Governança e Gestão tem possibilitado dar sequência nas ações de governo de forma estruturada e com padrão de atendimento. No trabalho integrado com demais secretarias está o destaque para a Fundação. Em 2023, foi elaborada e aprovada a Programação anual de saúde para 2024, assim como demais relatórios. Também foram realizadas capacitações, encaminhados projetos e propostas de novos serviços. Na Educação foi implementada a Central de Vagas das EMEIs, assim como demais atividades relacionadas a desburocratização, através de legislação e monitoramento de ações do plano de governo. O Secretário Ademir destaca que para 2024 as ações vão seguir sendo realizadas em parceria com todas as secretarias sempre oportunizando a melhoria continua, a transparência e a agilidade no serviço prestado ao contribuinte, “Além de todas as atividades que daremos continuidade, temos o foco de implementar a plataforma de indicadores de monitoramento(Business Intelligence), a conclusão do trabalho de recadastramento do Cemitério Municipal e demais projetos relacionados aos eixos definidos em nosso planejamento estratégico”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content