PROCON de Santa Rosa dá dicas para evitar golpes e fraudes ao realizar compras pela internet

O PROCON de Santa Rosa preparou uma série de dicas para o consumidor evitar cair em golpes e fraudes na internet. A iniciativa busca informar a população sobre os sinais de práticas ilegais ou criminosas antes de efetuar compras em lojas virtuais. De acordo com a Diretora do PROCON, Gracieli Patias, as vítimas ao perceberem os sinais de golpe e fraude, devem contatar diretamente uma delegacia de polícia.

Confira a seguir algumas dicas para se prevenir destas situações:

– Atentar para o endereço divulgado pela empresa

Quando as pessoas buscam adquirir produtos por meio da internet, é recomendável utilizar somente os canais oficiais das empresas. É importante observar se o endereço e o CNPJ do estabelecimento estão no rodapé do site, pois esse é um indício de que o portal eletrônico é verídico.

– Verificar se o site possui uma conexão segura

Antes de realizar uma compra em loja virtual, verificar se existe o símbolo do cadeado no canto esquerdo do link do site. Esse símbolo indica que a conexão é segura e que o consumidor deve estar no site correto da empresa.

– Em ligações ou aplicativos de conversa, não enviar dados pessoais

Se um representante comercial de uma empresa entrar em contato oferecendo um produto ou serviço, o consumidor deve evitar passar dados pessoais, como senhas do cartão de crédito e débito. Na dúvida, o consumidor deve se dirigir ao estabelecimento físico, como agências de bancos.

– Denunciar toda e qualquer prática abusiva verificada durante as compras

Caso o consumidor verifique alguma prática abusiva ou se sentir lesado após uma compra, é importante exigir seus direitos junto aos órgãos competentes.

O serviço de atendimento presencial do PROCON está disponível das 07h30min às 11h e das 13h30min às 17h, de segunda a sexta-feira na Av. Expedicionário Weber, nº 2983, no bairro Cruzeiro. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone: (55) 3511-5114. O PROCON também adverte que as vítimas de golpe devem imediatamente registrar ocorrência na Delegacia Online ou procurar a Delegacia de Polícia mais próxima.