Retrospectivas Escolas Municipais: EMEI Jeito de Criança

Inaugurada em maio de 1981, a EMEI Jeito de Criança atua há mais de quatro décadas na Rede Municipal de Ensino. Nesses 42 anos de história, a escola tem sido responsável em promover o desenvolvimento integral das crianças, nos aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual e social. A escola possui 162 crianças matriculadas (69 meninos e 93 meninas), em 8 turmas de berçários, maternais e pré-escola. Em 2023, diversas ações foram realizadas, com destaque para a entrega dos ninhos de Páscoa, Festa Junina, Dia da Família, Mostra de Trabalhos da Educação Infantil, Encerramento de final de ano e a Formatura da Pré-escola.

A EMEI conta com uma equipe formada por 18 servidoras que realizam o atendimento aos estudantes. A Diretora Jussara Andrade Rebellato, destaca que o objetivo da escola é exercer uma educação humanizada que garanta o direito de livre expressão das crianças e o desenvolvimento das 10 competências gerais conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, “Entendemos que a Educação Infantil é um espaço de relações afetivas, onde tudo o que a criança experimenta individual ou coletivamente deve ser aproveitado na rotina escolar diária. Trabalhar com as crianças e uma equipe comprometida com a educação é muito gratificante. Finalizo mais um ano com o coração cheio de gratidão, orgulho e amor por essa escola”.

Para o ano de 2024, o objetivo da direção é implementar novos projetos pedagógicos que auxiliem no processo de aprendizagem das crianças. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, ressalta que o Governo Municipal tem trabalhado para proporcionar aos pais e familiares, o acesso ao ensino de qualidade, “Através de ações de formação continuada e de melhorias, temos conseguido qualificar cada vez mais, o ensino nas nossas escolas”. A EMEI Jeito de Criança fica localizada na Rua Chile, nº 757, no bairro Planalto.