Tempo de abertura de empresa em Santa Rosa é de apenas 6 horas

Santa Rosa tem avançado nos últimos anos em muitas áreas, entre elas, na desburocratização dos processos, se tornando cada vez mais, uma cidade empreendedora. De acordo com dados apresentados no Mapa de Empresas emitido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o município ocupa a 55ª posição no ranking do Rio Grande do Sul, para a abertura de empresas, com tempo médio de 6 horas. Resultado superior ao índice nacional, que é de 1 dia e 3 horas. Estes mesmos dados também foram compilados pelas equipes da Secretaria de Gestão e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que através do projeto Prefeitura Digital, implementaram melhorias na agilidade e efetividade dos serviços públicos.

Os dados avaliados do tempo médio dos processos de Análise de Viabilidade Locacional e Registro de Empresas em Santa Rosa, mostram uma grande evolução, se considerado os índices dos anos anteriores. Em 2019, a média de tempo para realizar as mesmas atividades era de 139 horas (5 dias e 19 horas) e, atualmente, o registro de um novo negócio é de apenas 6 horas. A análise leva em conta o total de 1.221 empresas novas registradas no município, de janeiro a setembro deste ano. O Prefeito Anderson Mantei, destaca que o resultado positivo é em função de diversas ações da Administração Municipal para a desburocratização dos processos e serviços, “Santa Rosa é hoje uma das melhores cidades do Brasil para se fazer negócio e abrir uma nova empresa. Não tem dificuldade, não tem burocracia. Por isso, muitas empresas têm nos procurado com a intenção de vir para cá. Temos avançado em todas as áreas e este ecossistema empreendedor gera mais desenvolvimento para nossa cidade”.

Com este trabalho intenso dos últimos dois anos, da construção de fluxos digitais, o Governo Municipal implementou o processo de Análise de Viabilidade Locacional automático e o fluxo de integração IFRAME com a Junta Comercial do estado do RS (JUCIS-RS). Através destas melhorias, Santa Rosa foi pioneira e se tornou o primeiro município do Estado a ter todo o processo de formalização de empresas de forma digital. Para Ademir Rosa, Secretário de Gestão, o projeto Prefeitura Digital tem gerado muitos benefícios, sendo fundamental para a consolidação das ações definidas no Planejamento Estratégico, “O objetivo é simplificar e facilitar cada vez mais, o acesso aos serviços. Temos trabalhado para aprimorar a gestão pública, tornando ela mais eficiente e ágil, proporcionando um ambiente favorável ao empreendedor através da prestação de serviços ou soluções que atendam às suas necessidades”.

Esta iniciativa da Prefeitura contempla uma série de ações que favorecem o ambiente de negócios no município, por meio de leis e incentivos aos empreendedores. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Odaylson Eder, ressalta que Santa Rosa está sendo protagonista na simplificação de processos, “O município está sendo um fomentador de mudanças que fazem a diferença na vida do empreendedor. Precisamos dar condições para que as empresas venham se instalar aqui e possibilitar assim, a geração de mais postos de trabalho e melhorias na qualidade de vida da população”.

Atualmente, Santa Rosa conta com 9.570 empresas ativas, com crescimento de 40% nos últimos seis anos.