Abertura do “Musicanto 40 anos” é realizada em Santa Rosa

Os santa-rosenses celebraram nesta quinta-feira (16), as quatro décadas de realização do Musicanto Sul-Americano de Nativismo no município. O evento de abertura do “Musicanto 40 anos” ocorreu no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges e contou com a participação de 24 concorrentes, vindos de várias regiões do Brasil, com representações de São Paulo, Pará, Bahia, Maranhão, além do Rio Grande do Sul, e de países vizinhos, como Uruguai e Paraguai.

Antes das participações dos 12 primeiros concorrentes, a abertura teve a presença do Guri de Uruguaiana que se apresentou no palco do festival.  O Presidente desta edição do Musicanto, Gerson Lauermann, ressaltou que este é um momento de celebração pela chegada dos 40 anos do evento que, em 1983, passava a integrar o circuito dos festivais nativistas do Rio Grande do Sul, além de imprimir um novo estilo de competição, com espaço para todos os ritmos e sotaques, “Esta é uma noite histórica para o Musicanto, que há quatro décadas atua como elemento integrador da cultura latino-americana. Um festival de características singulares, que resgata culturas e valoriza todas as manifestações da música do continente”.

O Musicanto está com estrutura montada em frente ao Centro Cívico Antônio Carlos Borges. São 800m² de área coberta com palco para apresentações e tertúlias, além de feira de artesanato, pontos de alimentação, espaço do chimarrão e interação. O Prefeito Anderson Mantei, agradeceu o empenho da comissão organizadora, voluntários e a presença da comunidade, “Com o esforço e a colaboração conjunta da Prefeitura, Musicanto e Fenasoja conseguimos fazer com que hoje, mais uma vez, Santa Rosa fosse palco desta festa que já é tradicional em nosso município, nosso Estado e que é referência no país e fora dele. Estamos muito contentes em comemorar estes 40 anos de trajetória e temos certeza que esta será uma grande edição”.

O Musicanto 40 anos vai até o dia 18 de novembro, quando será realizado o encerramento do festival. Informações sobre ingressos podem ser obtidas no site oficial do Musicanto.