Santa Rosa é destaque no Índice de Governança Municipal

Santa Rosa é destaque no país em Governança Pública Municipal. O Conselho Federal de Administração – CFA, anunciou o ranking do Índice de Governança Municipal que apresenta as cidades com melhor performance. Santa Rosa aparece em 2º lugar no Estado, entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes do RS e nesta mesma faixa, ocupa a 13ª posição no país. Os dados foram avaliados por institutos que acompanham informações de 5.568 municípios do Brasil.

O Prefeito Anderson Mantei foi convidado para receber a homenagem, “Estar entre os melhores municípios do Rio Grande do Sul e do país, mostra que estamos no caminho certo para promover cada vez mais, o desenvolvimento de Santa Rosa. Temos ações específicas para diversos indicadores e vamos continuar avançando em todas as áreas”. O CFA avalia diversos indicadores, direcionados para 3 eixos, sendo eles: Gestão, Desempenho e Finanças. Através desta metodologia, é obtido o Índice de Governança Municipal – IGM, que tem o objetivo de promover o debate sobre a importância da gestão para a promoção do desenvolvimento dos municípios. Entre os indicadores com melhores performance neste ano no eixo “Gestão”, estão o percentual de disponibilidade de informações (dados) para os institutos, percentual de cargos comissionados em relação ao número de servidores e o índice de transparência. No eixo “Desempenho” foram destaque: o percentual de cobertura da Atenção Básica, mortalidade infantil, percentual de cobertura vacinal e melhoria no percentual de pessoas com vulnerabilidade social. E no eixo “Finanças”, equilíbrio previdenciário, custo do Legislativo e investimento per capita.

A formação do índice leva em conta muitos fatores, que também são acompanhados mensalmente pela Administração Municipal. O Secretário de Gestão, Ademir Rosa, destaca que o resultado é fruto do trabalho de organização e da forma de gestão adotada pelo governo, “Temos um modelo de gestão bem definido, com planejamento estratégico, monitoramento das ações, de indicadores e com análise crítica, o que facilita o acompanhamento das ações. Dessa forma, o prefeito e o vice-prefeito, acompanham os resultados e definem as ações prioritárias para as melhorias”. A premiação vai ocorrer em Brasília, no dia 10 de novembro.