CAPS AD Movimento disponibiliza auriculoterapia para os pacientes

Uma nova terapia complementar está disponível para os usuários atendidos no CAPS AD Movimento. A novidade é a auriculoterapia, uma técnica que faz parte das Práticas Integrativas e Complementares. O objetivo é diminuir a ansiedade, aliviar sintomas e proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida para os pacientes.

A auriculoterapia é uma técnica semelhante à acupuntura, que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha, para auxiliar no tratamento de problemas de saúde tanto físicos, como psíquicos. A Gerente da RAPS e psicóloga da FUMSSAR, Flávia Albuquerque, destaca que a terapia tem origem na medicina tradicional chinesa e francesa e é uma ferramenta para promover um cuidado humanizado, de consolidação de vínculos e afetos, “A técnica ao estimular pontos específicos da orelha, auxilia no tratamento de doenças e sintomas, como por exemplo, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, dependência de tabaco, álcool e outras drogas. No CAPS AD este serviço é ofertado como terapia complementar ao tratamento contra dependência química, não substituindo o acompanhamento multidisciplinar e a medicação, quando indicada”.

O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa e atua na reabilitação de pessoas dependentes de álcool e outras drogas. O atendimento acontece em todo o município, para todas as faixas etárias. O horário de atendimento é das 08h às 18h, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. O CAPS AD Movimento fica localizado na Av. Flores da Cunha, 1321, Cruzeiro.

Skip to content