Prefeitura realiza ações de conscientização no Maio Laranja

A Prefeitura de Santa Rosa, através das Secretarias de Educação e Cultura, Desenvolvimento Social e FUMSSAR, está promovendo diversas ações neste mês, denominado Maio Laranja, uma Campanha de Proteção à Criança e ao Adolescente. Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Infantojuvenil, a Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa, composta por 20 EMEI’s e 14 EMEF’s, está promovendo atividades alusivas ao tema, com a participação de alunos e profissionais das instituições de ensino.

Na última semana, a prefeitura em parceria com a 17ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE e junto com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS, realizou uma capacitação sobre o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. O encontro aconteceu no Núcleo de Ensino e Pesquisa – NEP e reuniu os profissionais da rede de saúde e educação (escolas públicas e privadas). A palestra foi dividida em dois momentos, num primeiro, com a psicóloga Dienifer Campagnolo Leihmann, que abordou os aspectos psicológicos enfrentados pela vítima, além dos comportamentos referentes ao agressor. Já na segunda parte, houve a apresentação da abordagem jurídica com o advogado Rafael Marodin. A atividade contou também, com o apoio do Programa Saúde na Escola – PSE e do Programa Cultura da Paz.

A campanha “Maio Laranja” tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de promover a associação da necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, destaca a importância de refletir sobre o tema, “Durante o mês de maio, vamos intensificar as ações de conscientização e proteção de nossas crianças e adolescentes contra todas as formas de violência. Para isso, mobilizamos nossas escolas e chamamos a comunidade para assumir, conosco, o protagonismo na importante luta em prol do direito de viver plenamente a infância e a adolescência”.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Rita Strasser, também ressaltou a responsabilidade da família neste cuidado integral dos menores, “Essa responsabilidade é nossa. Precisamos ouvir nossas crianças, estarmos atentos e prestarmos atenção aos sinais”. O Maio Laranja tem como slogan, a frase: “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, o principal objetivo é chamar a atenção da sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.