Ações do Programa Saúde na Escola acontecem na Rede Municipal de Ensino

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa têm recebido os profissionais de saúde para a execução das ações previstas no Programa Saúde na Escola – PSE. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de atividades de promoção, prevenção e atenção à saúde, focadas no enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Uma das ações realizadas é a prevenção em saúde bucal. Dessa forma, a FUMSSAR adquiriu com recursos do PSE, novas bocas lúdicas que foram distribuídas nas 20 EMEI’s do município.

O PSE é realizado em parceria com a Secretaria de Educação – SMEC e com a 17ª Coordenadoria Regional de Educação. Os novos equipamentos de aprendizagem foram adquiridos conforme proposto na reunião do GTM – Grupo de Trabalho Municipal, responsável pelo planejamento das ações, compra de materiais e capacitações para os profissionais envolvidos no programa. A Coordenadora do PSE e odontóloga da FUMSSAR, Andrea Bauken, destaca as ações realizadas nas escolas, “As 20 bocas lúdicas estão sendo utilizadas para promover a saúde bucal das crianças de forma alegre, colorida e criativa, contribuindo para o trabalho das equipes de saúde e das escolas na promoção e educação em saúde”.

No total, o programa já distribuiu também mais de 1.100 escovas dentais em todas escolas da rede municipal. A Diretora do Departamento de Planejamento Pedagógico da SMEC, Josyane Heck, ressalta os resultados positivos deste trabalho em conjunto, da saúde e educação, “Através das ações do PSE, conseguimos de forma lúdica, envolver as crianças no processo de aprendizagem e prevenção das doenças. Um aprendizado de forma leve, que se torna um hábito e melhora a qualidade de vida”. Dentro das ações com a temática de saúde bucal, a classificação de risco bucal e escovação supervisionada tem como principal objetivo fazer uma avaliação dos alunos e encaminhamento para o tratamento odontológico, se necessário.