Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam o projeto: Compartilhe o Bem

A Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa, composta por 20 EMEI’s – Escolas de Educação Infantil e 14 EMEF’s – Escolas de Ensino Fundamental, realizou na última semana, atividades do projeto: Compartilhe o Bem. A ação contou com a participação de estudantes e do quadro de profissionais das instituições de ensino, que elaboraram cartazes e desenvolveram atividades com mensagens de paz.

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Cultura – SMEC, há cinco anos faz parte do Programa de Práticas Restaurativas – Santa Rosa pela Paz, baseado na Lei Municipal n° 5.467/2018. O programa tem como base a Justiça Restaurativa, método que busca valorizar a autonomia e o diálogo, criando oportunidades para que as pessoas envolvidas em algum conflito (autor e receptor do fato, familiares e comunidade) possam conversar e entender a causa real do conflito, a fim de restaurar a harmonia e o equilíbrio entre todos. A Secretária de Educação, Lires Zimmermann, destacou o projeto, “Estas atividades são importantes para evidenciar as ações positivas desenvolvidas na socialização e na rotina escolar. É necessário reforçarmos esta Corrente do Bem, oportunizando aos nossos alunos, vivenciar a cultura da paz”.

A Administração Municipal tem investido na qualificação contínua dos servidores. Ao todo, 30 profissionais da SMEC já participaram de Cursos de Formação em Círculos de Paz e atuam como facilitadores, nos Círculos de Paz das escolas municipais de Santa Rosa.