Equipe da Secretaria de Educação realiza visita de monitoramento nas OSC’s

A equipe da Secretaria de Educação e Cultura – SMEC, esteve vistoriando as Organizações da Sociedade Civil – OSC’s. A pasta é a responsável pelo monitoramento e fiscalização destas instituições. O objetivo das visitas foi verificar como os alunos estão sendo atendidos nas organizações. Foram vistoriadas no município, a APAE, APADA e a AMA.

As OSC’s atendem os alunos do município que apresentam vários tipos de deficiências e por razão destas dificuldades, não podem ser incluídos em sala de ensino regular. Dessa forma, as instituições recebem um recurso mensal da administração pública. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, ressalta a importância de manter o diálogo constante com as organizações, “Estamos com frequência visitando às OSC’s e acompanhando o trabalho realizado. Sempre prezando, pela qualidade no atendimento das crianças e adolescentes do nosso município”. O monitoramento é uma ação que está prevista no Termo de Colaboração, a fim de, verificar a correta aplicação dos recursos repassados, conforme consta no Plano de Trabalho elaborado pelas instituições.

Dos locais vistoriados, a APAE atende 140 alunos, com vários tipos de deficiência, realizando um trabalho pedagógico para desenvolver a autonomia, promover a inclusão e a preparação para o exercício da cidadania. A equipe foi recebida pela diretora, Marli Rozek, que mostrou todas as dependências da associação, explicando como a instituição está organizada, a estrutura do prédio, organização das turmas e como estão sendo aplicados os recursos. Na APADA, a diretora administrativa, Patrícia Pires, a coordenadora Denise Lozekam e a diretora Pedagógica, Fernanda Schley, recepcionaram as profissionais da SMEC. Na oportunidade, foi verificada a estrutura organizacional da escola, as turmas e o número de alunos atendidos, incluindo as fichas de matrículas e o quadro de profissionais. A APADA atende 77 alunos de Santa Rosa. Já, a Associação Mãos que Acolhem – AMA, atende 45 crianças, de 02 a 05 anos, na Educação Infantil. Na visita de monitoramento, a equipe da SMEC, verificou como está o atendimento das crianças, a estrutura física e a destinação dos recursos, entre outros aspectos.

Skip to content