Retrospectiva Secretarias Municipais: Comunicação

Há dois anos estreitando e facilitando o relacionamento da gestão municipal com a imprensa e principalmente com os cidadãos santa-rosenses, a equipe da Secretaria de Comunicação apresenta nesta terça-feira (07), a retrospectiva do ano que passou. Criada na atual administração, por se tratar de um tema considerado uma das prioridades pelos gestores, a comunicação passou a integrar o time das secretarias do Governo. O objetivo foi de qualificar o processo e garantir mais acesso para as informações, tendo o jornalismo como uma prestação de serviço público.

De janeiro a dezembro de 2022, foram produzidas 530 matérias jornalísticas pela secretaria. O material foi divulgado, nos diversos canais da prefeitura, como: site, intranet, portal do cidadão e redes sociais e enviado para a imprensa. Nas redes sociais (Instagram e Facebook), foram realizadas 1.252 postagens em 2022. Com esta produção, houve um aumento significativo de pessoas que acompanham as notícias de Santa Rosa pelas redes. O número de seguidores do Instagram da prefeitura passou de 2.397 (abril/2021) para 7.076 (dezembro/2022), um acréscimo de 4.679 pessoas, aproximadamente 234 novos seguidores por mês.

Outra ação de envolvimento da secretaria são as agendas de entrevistas dos secretários, prefeito e vice. Foram 468 entrevistas realizadas no ano passado, o que totalizou uma média 110 horas de conteúdo. A Secretária de Comunicação Lisandra Steffen, destaca que as ações são realizadas de forma técnica, sempre priorizando informar a população, “Desde que começamos em 2021, unificamos e padronizamos a comunicação da Prefeitura e da Fundação. Realizamos um trabalho técnico e buscamos divulgar todas as ações de forma transparente, através de assessoria de imprensa”. A equipe que atua na Comunicação é responsável pelos registros fotográficos, criação de conteúdo para as redes, coordenação dos eventos, protocolos, informativos, assessoria de imprensa e Projeto Prefeito Mirim.