Retrospectiva Secretarias Municipais: Educação e Cultura

Nesta quinta-feira (16), o Governo Municipal apresenta a retrospectiva da Secretaria de Educação e Cultura. Foram mais de seis mil crianças e adolescentes atendidos em 34 escolas da rede municipal, sendo: 20 EMEI’s (berçário, maternal e pré-escola) e 14 EMEF’s (1º ao 9º ano). O ano de 2022 encerrou com cerca de R$ 96 milhões investidos na rede de ensino. Dentre as atividades realizadas, destacam-se, a construção de três novas escolas de educação infantil, a feira do livro (vale-livro), feira do conhecimento, festa das cores e encontro da juventude (COMJUVE), além de outros grandes projetos para a qualificação profissional dos servidores e melhor desenvolvimento dos estudantes.

Um dos momentos mais especiais para a Administração em 2022, foi o reconhecimento de Santa Rosa pela excelência em educação. O município foi listado pelo Ranking Nacional de Cidades Inteligentes e Conectadas (Urban Systems), entre as 100 melhores cidades do país, no recorte Educação, ocupando a 60ª posição no Brasil, 10º lugar na região Sul (PR, SC e RS) e 6ª posição no Rio Grande do Sul, como a sexta melhor cidade em Educação, em todo o Estado. Além disso, Santa Rosa também foi eleita, a 3ª melhor cidade em Educação entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes do RS. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, destaca o trabalho realizado durante o ano e os resultados alcançados, “O ano letivo de 2022 ficou marcado pelos investimentos realizados pela gestão, além das atividades sociais e interativas propostas pela nossa equipe de profissionais, com o apoio das famílias e da comunidade. A educação é uma peça chave para o desenvolvimento da cidade, estamos muito contentes com os frutos deste trabalho e certos de que 2023 será ainda melhor”.

A intenção do governo é garantir segurança e conforto para os alunos e servidores, além da ampliação do atendimento para a população. Estão em andamento três grandes projetos de construção de novas escolas de Educação Infantil. São elas: EMEI Andressa Ferreira (Sulina); EMEI da Vila Pereira e EMEI São Francisco. Para 2023, com a finalização da obra das 03 novas escolas, o Governo Municipal deve disponibilizar mais 559 vagas na Educação Infantil. Outra grande aquisição do ano que passou, foi o investimento de meio milhão de reais para renovar o acervo de livros das bibliotecas das escolas de Santa Rosa. Além disso, um dos destaques de 2022, foram as Olimpíadas Municipais Estudantis, que voltaram a acontecer no município.

A Cultura é um dos setores que integram a Secretaria de Educação. No ano que passou, a equipe responsável pelo departamento atuou na organização e realização de diversos eventos, sendo os de maior destaque: Páscoa, Dia da Cultura e da Paz, Semana do Município, Semana Farroupilha, 17ª Feira do Livro, 10ª Edição do Dia da Música Gospel e o Natal Encantado Santa Rosa 2022. Além disso, um grande projeto da cultura está em execução, o Projeto Museu a Céu Aberto, Projeto Expográfico e Plano Museológico, realizado em convênio com a Secretaria da Cultura do RS, no qual estão sendo investidos mais R$ de 3,2 milhões.

Para 2023, muitas ações e novos projetos já estão sendo estruturados pela secretaria, sempre pensando em oferecer mais infraestrutura, um melhor atendimento e qualidade de ensino para os alunos que fazem parte da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa.