Retrospectiva Secretarias Municipais: FUMSSAR

O balanço das ações da saúde em Santa Rosa, foi muito positivo. Empenho, dedicação, prestação de serviços, processos agilizados e investimentos foram o foco das equipes da Fundação. Com 414 servidores ativos, 18 Unidades Básicas de Saúde e diversos outros serviços, a instituição tem sido reconhecida por oferecer um atendimento de saúde diferenciado e humanizado.

Um dos destaques de 2022, foi o reconhecimento de Santa Rosa pela excelência em saúde. O município foi listado pelo Ranking Nacional de Cidades Inteligentes e Conectadas (Urban Systems), entre as 100 melhores cidades do país, ocupando a 47ª posição no Brasil, 2º lugar no Estado e a 1ª posição entre os municípios de 50 a 100 mil habitantes do Rio Grande do Sul. Foram investidos em 2022, R$ 155,6 milhões de recursos somente para a saúde. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan destaca o trabalho que vem sendo realizado no município, “A saúde tem sido uma das prioridades da gestão. Estamos muito contentes com os resultados obtidos, fruto do trabalho e comprometimento dos servidores. Temos orgulho da Fundação, pois sabemos que Santa Rosa é destaque no país, com uma saúde pública e um atendimento diferenciado”.

No ano que passou, foram realizados em todos os serviços da FUMSSAR, quase 1 milhão de procedimentos, (986.835), uma média mensal de 82.236. Além disso, os resultados positivos são reflexo do Planejamento Estratégico da gestão, educação permanente e de outros grandes projetos implementados, como é o caso do atendimento no 3º turno. O serviço está disponível em 04 UBS’s do município (Júlio de Oliveira, Cruzeiro do Sul, Sulina e Auxiliadora). De janeiro a dezembro, foram realizados no 3º turno, nas quatro unidades, 3.759 atendimentos. Tudo isso, para proporcionar um cuidado especial com a população e promover a saúde integral dos cidadãos.

Outro grande destaque de 2022, foram as atividades realizadas pelo serviço de saúde mental e do Centro Macrorregional em Autismo. Foram diversas ações e eventos promovidos, com o objetivo de ampliar o cuidado em saúde mental, promover o bem-estar e prevenir doenças. O Centro Macrorregional capacitou mais de 10.500 pessoas, no tema do Transtorno do Espectro Autista – TEA e entregou cerca de 160 Carteiras de Identificação de Pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), em Santa Rosa.

São diversos serviços oferecidos, que atendem milhares de pessoas, todos os dias, durante o ano todo. Confira alguns dos números da FUMSSAR em 2022. Cirurgias realizadas em Santa Rosa: 3.906 no ano, uma média de 326 por mês. Dessas, 2.106 foram eletivas, (176 por mês), um aumento de 67% em relação ao ano de 2021. Internações SUS: 8.426 internações em Santa Rosa, uma média de 702 por mês. Consultas: 71.210 consultas médicas em atenção especializada, 90.163 consultas médicas e 101.011 consultas de profissional de nível superior, na atenção primária (exceto médico). Além disso, foram realizados 246.887 exames laboratoriais pelo SUS, sendo 53.246 no Laboratório da FUMSSAR. Para 2023, o objetivo é seguir avançando e implementando ações e melhorias que promovam ainda mais, o atendimento humanizado e de qualidade para a população.