Retrospectiva Unidades Básicas de Saúde: Beatriz/Oliveira

Compondo a Rede de Atenção Básica de Saúde da FUMSSAR, a Unidade Básica de Saúde da Beatriz/Oliveira é uma das 18 UBS’s que realizam o atendimento de saúde para a população santa-rosense. Nesta sexta-feira (10), o Governo Municipal apresenta a retrospectiva desta unidade. Em 2022, a equipe multiprofissional que atua na Beatriz/Oliveira, realizou cerca de 14 mil atendimentos. Dentre as atividades realizadas, foram destaque: os trabalhos de prevenção e conscientização contra dengue, palestras educativas, grupos de oficina terapêutica e de ginástica, orientações sobre vacinas e as ações do Programa Saúde na Escola – PSE.

De janeiro a dezembro, aconteceram na unidade, 13.851 consultas, sendo: 5.346 com o profissional médico e os demais atendimentos de enfermagem, com nutricionista e psicóloga. Além disso, foram realizadas também, mais de 2.200 visitas pelos Agentes Comunitários de Saúde. A Coordenadora da UBS Beatriz/Oliveira, Denize Maria Wickert, ressaltou as ações realizadas, “Como coordenadora destaco o empenho e dedicação de toda a equipe neste ano que passou. Tivemos grandes desafios, mas conseguimos ir em frente e realizar ações de promoção à saúde dos nossos usuários”.

A Unidade Básica de Saúde da Beatriz/Oliveira foi construída em 1993 e reinaugurada em 2012. A equipe é responsável pelo atendimento de 6.977 pessoas (2.824 homens, 3.244 mulheres e 909 crianças, de 0 a 12 anos). Fazem parte da área de abrangência da unidade, cinco vilas e dois loteamentos: Beatriz, Oliveira, Santos, Bancários, Meinertz, Altamira e Vargas. Para 2023, estão previstas ações voltadas para a saúde da mulher, reforço nos grupos de ginástica e fortalecimento pélvico, da oficina terapêutica e dar continuidade às ações do PSE, de vacinação e conscientização nas escolas localizadas no território da UBS.