Retrospectiva Secretarias Municipais: Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente realizou em 2022, ações e projetos para promover melhorias no município. Durante o ano, foram promovidas campanhas de conscientização e preservação ambiental. Outras atividades, como: palestras, vistorias e obras também foram desenvolvidas. Confira os dados do trabalho realizado pela pasta.

O ano que passou foi marcado por avanços ambientais, como por exemplo, a grande operação de desassoreamento dos rios, um problema sério que vinha causando muitos transtornos e graves prejuízos aos moradores do entorno. A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Obras, realizou o processo de desassoreamento e limpeza dos rios: Lajeado Paulino, Pessegueiro, Pessegueirinho e Lajeado Figueira. Outro destaque, foi o serviço desenvolvido pelo setor de fiscalização. De janeiro a dezembro de 2022, os fiscais de saneamento realizaram mais de 1.300 ações e serviços, entre: vistorias, atendimento de denúncias, entrega de notificações e autos de infração.

Na Seção de Licenciamento Ambiental, até dezembro, foram efetuadas 233 licenças ambientais, um acréscimo de 47%, em relação ao ano anterior. Além disso, a equipe analisou e deu parecer técnico para mais de 2 mil processos administrativos de alvarás de construção, legalização e de localização e funcionamento. Praticamente 1/3, (29%) das atividades licenciadas foram de urbanização, desmembramento, loteamento e infraestrutura.

A equipe da secretaria promoveu também ao longo do ano, atividades que foram repetidas em diferentes datas. Confira os resultados obtidos: Campanha de Recolhimento de Resíduos Eletroeletrônicos: 26 toneladas; Recolhimento de Resíduos de Pneus: 45 toneladas e instalação de 75 novos containers para o recolhimento do lixo. Também foram instaladas mais de 30 placas educativas em espaços públicos da cidade e aconteceram diversas palestras de conscientização em escolas municipais. O Secretário de Meio Ambiente, João Carlos Dorneles, destaca o trabalho realizado por toda a equipe, “Foi um ano de muitos desafios, tanto na conscientização quanto na preservação ambiental, mas com o apoio e o empenho de profissionais qualificados da secretaria, conseguimos alcançar nossas metas e promover melhorias que auxiliam na qualidade de vida e no bem-estar da população”.

O Viveiro Municipal também faz parte dos serviços coordenados pela secretaria. Em 2022, muitas ações e melhorias aconteceram, como: reforma da estufa para germinação de mudas, aumento na diversidade de espécies produzidas, doação de mais de 2.200 mudas e a venda de cerca de 4.500 mudas destinadas para o reflorestamento, recuperação de áreas degradadas e arborização urbana. Outro carro chefe do setor, foi o Bem-Estar Animal. Em 2022, foram investidos mais de R$ 93 mil em castrações de animais e para a manutenção das atividades da casa de passagem. Este valor também contribuiu para a aquisição de microchips para a identificação animal, rações e medicamentos destinados ao atendimento de animais de rua.