Retrospectivas Secretarias Municipais: Governança e Gestão

O Governo Municipal apresenta a partir dessa semana a prestação de contas das secretarias. A intenção é seguir com a transparência dos serviços e das ações do governo e também valorizar as equipes de cada setor pelo trabalho realizado no último ano. A Secretaria de Governança e Gestão, criada por essa administração, tem como propósito promover a modernização de processos, o gerenciamento e o planejamento de ações e políticas de integração institucional.

Em 2022, diversos avanços foram possíveis baseados no programa de aperfeiçoamento de gestão, através do Planejamento Estratégico. O objetivo é promover uma gestão pública orientada para resultados, visando contribuir para a qualificação dos serviços prestados ao cidadão. Segundo o Secretário de Gestão, Ademir Rosa, “O governo está pautado na busca da eficiência, gestão por resultados, acompanhamento dos indicadores e com uma filosofia de planejamento estratégico e mudança de cultura”.

A padronização dos processos é um dos 3 pilares trabalhado na secretaria. A elaboração dos procedimentos realizados na Prefeitura auxiliou e muito, nos avanços do atendimento ao contribuinte, uma das bases do programa de desburocratização. Atualmente, a gestão conta com mais de 100 procedimentos padrões que permitem a qualificação do serviço e o atendimento mais ágil e qualificado. O projeto Prefeitura Digital, também teve um significativo avanço com o desenvolvimento de blocos e fluxos digitais, buscando a agilidade nas solicitações de serviços, que passaram a ser cada vez mais, onlines. A prefeitura conta com 247 serviços no portal, que não precisam ser realizados de maneira presencial. “Isso traz diversos benefícios para os cidadãos e aumenta a eficiência da gestão”, ressalta Ademir. Além dos avanços para a comunidade, os servidores também tiveram agilidade em solicitações internas e avanços no dia a dia do trabalho. Para os servidores também foram realizados muitas melhorias e projetos de qualificação. No ano de 2022, foram 81.081 horas de treinamento oferecidas para os profissionais. O encaminhamento de minutas de projetos de lei e projetos de melhorias e de participação de premiação de boas práticas de gestão também foram elaborados pela secretaria.

Para 2023, diversas ações estão planejadas e um cronograma de atividades já está em andamento desde os primeiros dias do ano, “Precisamos também buscar melhorias através de projetos que priorize a humanização e a valorização do servidor, com um olhar para os ambientes de trabalho e a integração dos mesmos no sentido de aproximação”, finaliza Ademir. Este ano vai seguir com muitos avanços nos programas que visam o atendimento qualificado, humanizado e seguro para os cidadãos, a integração, controle, segurança jurídica e padronização dos processos. O gerenciamento eficaz do sistema de gestão, a capacitação e desenvolvimento dos servidores, a transparência da administração e a melhoria contínua devem seguir como base da Secretaria de Gestão e demais secretarias que compõem o governo.