Carnês do IPTU já estão disponíveis no site da Prefeitura

Já estão disponíveis no site da Prefeitura de Santa Rosa, os carnês do IPTU – Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, referentes ao exercício de 2023. Para ter acesso às guias, o contribuinte precisa entrar no site e acessar o ícone que fica na parte superior. Após clicar no ícone, a pesquisa do imóvel pode ser feita pelo CPF do responsável ou pelo número do cadastro imobiliário. Neste ano, vão ser emitidos mais de 37 mil carnês.

Uma das novidades, é que o pagamento vai poder ser efetuado por Pix. Ao gerar a guia, é emitido o QR Code para finalizar a transação. É a primeira vez que o pagamento via Pix, é utilizado nos carnês do IPTU. O Secretário de Administração e Fazenda, André Stürmer, ressalta que o objetivo é trazer mais facilidade e agilidade para o usuário, “O Pix tem sido uma das modalidades de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Dessa forma, o município, desde a metade de 2022, começou a disponibilizar o QR Code em todas as guias emitidas pela prefeitura. Importante destacar também, que o IPTU 2023 poderá ser pago em 07 parcelas, sendo a primeira com pagamento até o dia 10 de março e as demais nos meses seguintes, de abril a setembro, sempre na segunda sexta-feira do mês”.

Em relação ao ano passado, o valor do IPTU foi reajustado em 6,47%, correspondente ao IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, de novembro de 2021 a outubro de 2022.  O mesmo índice foi aplicado para a correção dos demais tributos e taxas do município. Para o contribuinte que optar pelo pagamento em quota única, o vencimento será também no dia 10 de março, com desconto de 6,47%, ou seja, no mesmo percentual do reajuste. A expectativa é que cerca de 55% dos contribuintes optem pelo pagamento em quota única. Caso haja alguma irregularidade nos lançamentos do IPTU, o contribuinte pode solicitar a revisão ou correção até o vencimento da primeira parcela. Até o julgamento do recurso, o prazo para pagamento ficará suspenso e após o resultado, a parcela ou quota única poderá ser paga sem qualquer acréscimo. Os carnês impressos serão entregues nas residências até o final do mês de janeiro.

Confira abaixo, as datas de vencimento:

Quota única e primeira parcela – 10 de março

Segunda parcela – 14 de abril