Santa Rosa recebe habilitação para atuar como Centro de Atendimento de Urgência aos pacientes com AVC

Santa Rosa teve neste mês de dezembro, mais uma importante conquista. O município foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na última semana em Brasília, o Prefeito Anderson Mantei e a Diretora do Hospital Vida e Saúde, Vanderli de Barros, estiveram em uma audiência com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga Lopes, para garantir os recursos necessários para a implementação do serviço. A aprovação veio após um período de espera de cinco anos. Depois de muitos cadastros e exigências realizadas pelo MS, o município conta agora, com mais este diferencial, que vai trazer mais qualidade de vida para os santa-rosenses.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), é uma das principais causas de incapacidade e óbitos no Brasil, superando até mesmo os índices de infarto e da COVID-19. Em poucos minutos, tudo muda. Por isso, estar em uma cidade que é habilitada para este tipo de atendimento, faz toda a diferença. “Estamos muito contentes pelo êxito do projeto, pois é um serviço que agrega muito na saúde pública do município. A partir de agora, vamos conseguir atender melhor os pacientes que passam por um AVC. Esta habilitação é uma grande conquista para nós. Vamos conseguir salvar vidas não só dos santa-rosenses, mas também, de toda a população da região”, destacou Anderson.

De acordo com o Portal da Transparência de Registro Civil, o Brasil teve até novembro deste ano, 99.821 mortes em decorrência do Acidente Vascular Cerebral. No mesmo período, foram contabilizados 7.185 óbitos com esta causa no Rio Grande do Sul. Os Centros de Atendimento de Urgência aos Pacientes com AVC são unidades de internação com recursos e equipe técnica qualificada para realizar os tratamentos do AVC Isquêmico Agudo com uso de trombolítico e/ou Hemorrágico Agudo. Na visita em Brasília, o prefeito e a diretora também aproveitaram a oportunidade, para tratar sobre o serviço de hemodinâmica para Santa Rosa.