Equipe da MacroTEA realiza avaliação dos Centros Regionais e o planejamento de ações para 2023

Avaliação e projeções para os serviços de Referência em Transtorno do Espectro Autista da Macrorregião Missioneira. A equipe da MacroTEA – Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro Autista de Santa Rosa realizou uma atividade de avaliação do desempenho das 4 regionais de TEA, que fazem parte da Macrorregião Missioneira de Saúde. Na oportunidade, também foi realizado o planejamento de ações para o próximo ano.

Entre as atividades propostas, foi realizado um cronograma mensal com ações que fazem referência ao autismo, para serem desenvolvidas nos serviços de toda a região. O objetivo é criar uma ação conjunta com todos os Centros de Referência em TEA, além de promover atividades direcionadas para diferentes públicos, como: profissionais da saúde que atuam na urgência e emergência, órgãos de segurança pública, laboratórios de análises clínicas e demais profissionais da saúde, educação e assistência social. A Coordenadora do Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro Autista de Santa Rosa, a psicóloga Flávia Albuquerque, destaca que a ideia é olhar para o serviço como um todo, “Estamos desenvolvendo um trabalho em conjunto com todos os serviços que prestam atendimento aos autistas, buscando compreender a realidade do paciente e desenvolvendo ações que permitam a inserção adequada do mesmo, nos diversos espaços da sociedade. Santa Rosa pretende continuar fortalecendo as redes locais existentes e construindo no município, um cuidado inclusivo aos autistas e seus familiares, além de promover a qualificação técnica contínua para os profissionais que atuam no TEA”. Ao todo, são 910 autistas em atendimento nos serviços SUS, nos 79 municípios que fazem parte da Macrorregião Missioneira.