Cronograma de podas vai iniciar nesta quinta-feira

A Prefeitura de Santa Rosa por meio da Secretaria de Obras, divulgou o cronograma de podas de manutenção e recolhimento de galhos no município. O serviço vai iniciar na próxima quinta-feira (02/05) e será realizado por uma empresa terceirizada. A ação contempla diversas localidades e se estende até o mês de agosto.

A época do outono/inverno, nos meses de maio a agosto, é o período indicado para realizar as podas de manutenção das árvores, pois é o momento em que as plantas entram em fase de dormência, diminuindo seu metabolismo e a circulação de seiva. O Secretário de Obras, Alexandre Barbosa, destaca que esta é uma ação realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e que as podas são realizadas para adequar o crescimento das árvores, “A manutenção ocorre quando a copa ou galhos atrapalham a livre passagem de veículos e pedestres, impossibilitando a visibilidade de placas de sinalização de trânsito e interferindo na iluminação pública ou na rede elétrica”.

A poda também pode ser realizada quando o estado fitossanitário dos galhos estiver comprometido ou em caso da planta, ou parte dela, oferecer algum risco de queda ou acidentes. O secretário ainda ressalta que a execução de podas das árvores situadas nos passeios públicos, ou de árvores nativas em área privada, depende da prévia autorização do órgão ambiental municipal.

Confira abaixo o cronograma 2024, com as datas e os locais da execução do serviço.

Skip to content