Secretaria de Meio Ambiente inicia programação do Abril Laranja

A campanha alerta sobre os maus-tratos contra animais

A Prefeitura de Santa Rosa através da Secretaria de Meio Ambiente deu início nesta quarta-feira (03/04), ao cronograma de atividades do Abril Laranja, mês de conscientização e prevenção de maus-tratos contra animais. O objetivo da campanha é alertar a população sobre os canais de denúncia, significado do termo maus-tratos e a legislação vigente. O movimento Abril Laranja defende que todo e qualquer animal (doméstico ou selvagem), tem direito a tratamento gentil e respeitoso e deve ser protegido por lei.

A programação inicia hoje, com um “Bate-Papo sobre Bem-Estar Animal: orientações de cuidados, prevenção a maus-tratos, formas de denúncias e ações”, na Polícia Ambiental (PATRAM – Santa Rosa). No sábado, dia 13/04, às 09h30min, no Módulo da Brigada Militar, será realizada uma Blitz de Conscientização, com distribuição de folders e adesivos sobre o bem-estar animal. Já no final do mês, no dia 25/04, às 09h30min, no Parcão, Tape Porã e no Parque de Exposições, será realizado um mutirão para a colocação de placas que informam a obrigatoriedade do uso de focinheira em cães, nesses espaços públicos. O Secretário de Meio Ambiente, João Dorneles, destaca que infelizmente, ainda é comum ouvir notícias sobre animais sendo vítimas de abuso e negligência. Dessa forma, é necessário debater o tema e informar os cidadãos, “É fundamental que todos se engajem na luta pela proteção dos animais, seja denunciando casos de maus-tratos, apoiando as organizações que trabalham pela causa ou adotando um animal de estimação de forma responsável e consciente”.

Além destas ações programadas, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente vai realizar durante o mês de Abril, em parceria com a Secretaria de Educação, um roteiro com rodas de conversa nas EMEIs e EMEFs do município.  A Prefeitura também informa os diversos canais de denúncia de maus-tratos aos animais: Ouvidoria Municipal, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Ministério Público e Organizações Não-Governamentais (ONGs), que atuam na proteção animal. As denúncias são anônimas e podem também ser realizadas de forma online, no Portal do Cidadão ou através do telefone, (55) 3511-5116.