Comitê se reúne para tratar do desassoreamento dos rios

Integrantes do Comitê de Desassoreamento dos Rios se reuniram na manhã desta quarta-feira (20), na Prefeitura. A ação foi coordenada pelo vice-prefeito, Aldemir Ulrich. O objetivo do encontro foi atualizar as demandas após as fortes chuvas que atingiram Santa Rosa no início desta semana. Na oportunidade, a comissão composta por integrantes da Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras, apresentaram um levantamento dos pontos mais críticos, como também, falaram do trabalho que vem sendo realizado em toda a cidade.

Conforme os dados repassados pela Defesa Civil do município, só em Santa Rosa foram registrados 190 mm de chuva, no período de segunda para terça-feira. Após as fortes chuvas, equipes da Prefeitura trabalharam na desobstrução de pontes, retirada de galhos e árvores caídas, entre outras ações. O vice-prefeito Aldemir Ulrich, destacou que todas as demandas estão sendo atendidas e que em breve, deve iniciar um novo trabalho de desassoreamento nos rios do município, “O resultado do serviço realizado em 2022, mostrou que este foi um recurso bem aplicado e por isso, vamos manter esta ação e aperfeiçoar ainda mais esse importante trabalho que previne as inundações e traz mais segurança para a população”.

Em 2022, a Prefeitura realizou o desassoreamento nos rios: Lajeado Paulino, Pessegueiro, Pessegueirinho, Lajeado Figueira e Sanga do Inácio. Essa ação preventiva foi fundamental para que mesmo, com todas as chuvas de 2023, nenhuma família sofresse com enchentes. Além disso, o Governo Municipal realizou há alguns meses, um mapeamento georreferenciado sobre os principais pontos de inundação. Este material foi encaminhado ao Estado, com o objetivo de solicitar o licenciamento ambiental para realizar novamente, as obras nos rios.