Escola Liminha desenvolve ações pedagógicas com o tema respeito

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rosa de Lima conhecida como Liminha, escolheu “respeito” para ser o tema das ações desenvolvidas durante o ano de 2023. A partir da decisão da temática, foi realizado o planejamento pedagógico pela equipe da EMEF. Com o intuito de engajar todos no processo de ensino e aprendizagem, professores, monitores, estagiários, auxiliares de serviços gerais, alunos e pais estão participando de atividades sobre o tema. O slogan escolhido foi: “Eu respeito, você respeita e assim convivemos e aprendemos melhor”.

Na última semana, a equipe diretiva da escola reuniu os 252 alunos para participarem de uma das ações programadas. As professoras fizeram um teatro, contaram histórias e trouxeram uma reflexão sobre o tema e o slogan escolhido. Diversos cartazes foram confeccionados e os profissionais de educação vestiram camisetas do projeto. Ao final da atividade, foi realizado um café da manhã compartilhado. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, destacou a importância de projetos como este, “Precisamos sempre ir além do ensino convencional e incentivar os nossos alunos a serem pessoas melhores, trabalhando temas como respeito, igualdade e muitos outros que prezam pela cidadania e boa convivência”.

O tema também foi abordado com as famílias, que lotaram o auditório da escola. Após a acolhida, o Professor da FEMA, Daniel de Mattos, realizou uma palestra sobre a responsabilidade dos pais no ato de educar. Foi uma noite significativa e de muito aprendizado.