Retrospectivas Escolas Municipais: EMEF Princesa Isabel – Escola do Campo

A EMEF Princesa Isabel – Escola do Campo faz parte das 14 Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Inaugurada em abril de 1937, possui 86 anos de atuação em Santa Rosa. Em 2023, a EMEF realizou e participou de diversas ações como o projeto de Agricultura Familiar: Desenvolvimento Sustentável no contexto do Campo, Projeto de Cooperativismo na Escola – Cooperluz, Jovens Empreendedores Primeiros Passos – Sebrae, PROERD, PSE, Feira do Conhecimento, Musicanto vai à Escola, grupos de dança, música, apresentações artísticas, Programa Karatê Para Todos e eventos em datas comemorativas.

A escola conta atualmente com 96 alunos matriculados (59 meninos e 37 meninas), em turmas de pré-escola ao 9º ano. Um dos diferenciais da instituição é que em 2022, ela passou a ser uma Escola do Campo. Uma nova filosofia de ensino que tem como objetivo implementar gradativamente, alternativas no contraturno escolar através de disciplinas que fomentem o interesse dos jovens por questões relacionadas à terra, ao cultivo e à gestão de propriedades rurais. A Diretora Solange Maria Soares, destaca os benefícios deste método de ensino, “Nossa escola integra família e comunidade escolar e é referência no município pela qualidade em educação no campo, que prioriza a permanência do estudante em sua localidade de origem. Através desta filosofia, estamos contribuindo para a diminuição do êxodo rural que é crescente na região, trazendo subsídios para enriquecer o aprendizado e ampliar os conhecimentos dos educandos”.

No ano que passou, a EMEF foi contemplada com o Fundo Social do Sicredi. Com o recurso recebido foi realizada a construção de um quiosque como Sala Multifuncional do Campo. Outro destaque de 2023, foi a participação na Gincana Papo 90 do Hortigranjeiros, onde a instituição conquistou a premiação de 4º lugar. A escola conta com 16 servidores que realizam o atendimento aos alunos. Além disso, a instituição de ensino possui também, atendimento inclusivo para 09 estudantes. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, ressalta que as Escolas do Campo são uma excelente ferramenta que contribui para o desenvolvimento dos alunos, “São metodologias de aprendizagem diferenciadas que proporcionam uma formação integral do aluno, enfatizando o trabalho do campo, suas relações e a construção de um currículo para a vida adulta”. A EMEF Princesa Isabel fica localizada no interior de Santa Rosa, em Candeia.