Retrospectivas Escolas Municipais: EMEF Pedro Speroni

Em continuação às retrospectivas das escolas que fazem parte da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura apresenta nesta terça-feira (30), dados do trabalho realizado na EMEF Pedro Speroni. A escola conta com 432 alunos (247 meninos e 185 meninas), em 17 turmas da pré-escola ao 9º ano. Inaugurada em 1971, a instituição atua há 52 anos em Santa Rosa. Em 2023, ocorreram diversas atividades, entre elas, oficinas de karatê e de dança (hip hop e tradicionalistas), rodas de conversa, ações do Programa Saúde na Escola – PSE, eventos em datas comemorativas, Feira do Conhecimento e o Projeto: Construindo Valores.

Um dos destaques de 2023, foi a conquista de diversos prêmios pelos estudantes da EMEF Pedro Speroni. A escola recebeu 12 premiações entre 1º, 2º e 3º lugar nas Olímpiadas Municipais e teve alunos selecionados para apresentar trabalhos em feiras de matemática regionais e estaduais. A instituição de ensino possui uma equipe formada por 34 professores, 2 monitoras, 6 auxiliares de serviços gerais e 2 auxiliares administrativos. Além disso, possui sala de recursos para o atendimento inclusivo de 17 alunos. A Diretora Iondir Teresinha Schaedler, destaca que a educação com toda sua abrangência e complexidade precisa ser repensada constantemente, “Buscamos como equipe, refletir sobre a função social da nossa escola e junto com os alunos, pais e familiares formamos essa grande teia chamada comunidade escolar. Identificamos e reconhecemos nossos pontos frágeis e com trabalho sério, desenvolvemos estratégias e métodos para destacar e fortalecer nossas potencialidades. Prova disso, são os resultados positivos que conseguimos em vários setores, como o esporte, literatura, feiras do conhecimento e de matemática, entre outros. Fortalecemos nossa relação com pais e alunos e isso trouxe melhoras significativas em nossos índices de desempenho na aprendizagem”.

Para 2024, o objetivo da direção é dar continuidade nos projetos em andamento, além de iniciar outros novos, como a aplicação de Teste Vocacional para alunos do 9º ano e a ampliação das atividades no contraturno. A Secretária, Lires Zimmermann, destaca o trabalho realizado no ano que passou, “Tivemos um ano de muitos avanços e temos que destacar o empenho de todos os profissionais da secretaria, os servidores e em especial, os professores da rede que se dedicam muito e fazem a diferença. Para esse próximo ano letivo, vamos ampliar nossa atuação e principalmente, o número de vagas”. A EMEF Pedro Speroni fica localizada na Rua Joaquim Rodrigues, nº 1.661, Vila Speroni, no bairro Cruzeiro.