Retrospectiva Unidades Básicas de Saúde: Esperança

Nesta segunda-feira (22), o Governo Municipal apresenta a retrospectiva da Unidade Básica de Saúde da Esperança. Inaugurada em janeiro de 1984, o serviço completou 40 anos na última sexta-feira (19). A equipe da UBS Esperança realizou em 2023, cerca de 73 mil procedimentos. Além disso, diversas ações aconteceram no decorrer do ano, como: palestras educativas em saúde, ações do Programa Saúde na Escola – PSE, grupos de atividades físicas, grupos de tratamento antitabagismo, oficinas terapêuticas com atividades manuais, cursos de formação para oficineiras em parceria com o Senar, Sicredi, Cresol, Secretaria de Agricultura, Arede, Coopermil e Patronato Agrícola, além de outros eventos especiais em datas comemorativas.

A equipe multiprofissional que atua na unidade realizou de janeiro a dezembro, 72.824 procedimentos. Destes, cerca de 500 foram no 3º turno, implementado em agosto na unidade, uma média de 123 consultas por mês. Além disso, aconteceram nos demais turnos, os demais atendimentos com o profissional médico, de enfermagem, dentista, psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista e educadora física. Foram realizadas também, mais de 9.391 visitas domiciliares. O Presidente da FUMSSAR, Délcio Stefan, ressalta que neste ano, mais duas unidades irão oferecer o atendimento no 3º Turno, “Essa é uma ação que vem sendo concretizada pelo governo, para suprir uma demanda da comunidade e dos trabalhadores que não conseguem acessar às unidades em horário comercial. Um cuidado especial com a população que fortalece e promove a saúde integral dos santa-rosenses”.

A equipe da UBS Esperança é responsável pelo atendimento de 6.886 pessoas (3.245 homens e 3.641 mulheres). O Coordenador Aurio Carvalho Spengler, destaca o compromisso da unidade, nestas quatro décadas de história, “Temos profissionais qualificados que têm como missão, promover o cuidado integral da população. O ano que passou foi de grandes desafios e mudanças. Tivemos a ampliação do terceiro turno e passamos a atender mais quatro distritos do município. Nosso objetivo para 2024, é seguir na política da melhoria contínua, com ampliação do atendimento no terceiro turno para todas as especialidades”. Fazem parte da área de abrangência da unidade, os moradores dos seguintes locais: Centro (da Rua Santa Rosa, esquina com Av. Santa Cruz até o Sesc), Vila Kerber, Winkelmann, Esperança, Ouro Verde, São Francisco, Imperador, Nova Esperança, Recanto Verde, Lajeado Figueira, Linha Faxinal e Lajeado Paulino.

Além dos usuários residentes na área de abrangência, a Unidade de Saúde da Esperança atende também, crianças e adolescentes institucionalizadas na Apromes. A UBS fica localizada na Rua Estanislau Kwiatkowski, nº 267, no bairro São Francisco.