Prefeito vistoria rios após forte chuva

O Prefeito em Exercício Aldemir Ulrich, esteve reunido com a Defesa Civil do município para tratar de um importante tema, o desassoreamento dos rios. Nesta quinta-feira (18), ele vistoriou alguns locais de Santa Rosa para acompanhar a situação após a forte chuva da última quarta-feira (17). Toda a região Noroeste foi atingida nesta semana, com altos volumes de chuva.

Só em Santa Rosa, foram registrados 196 mm de chuva, em um único dia, conforme os dados repassados pela Defesa Civil do município. O Prefeito Aldemir Ulrich esteve na Auxiliadora e Sulina, acompanhando os principais pontos críticos e destacou que o trabalho realizado em 2022, do desassoreamento, foi essencial para evitar novas inundações, “O resultado do serviço realizado em 2022 mostrou que este foi um recurso bem aplicado e por isso, vamos manter esta ação e aperfeiçoar ainda mais esse importante trabalho”.

Em 2022, a Prefeitura realizou o desassoreamento nos rios: Lajeado Paulino, Pessegueiro, Pessegueirinho, Lajeado Figueira e Sanga do Inácio. Essa ação preventiva foi fundamental para que mesmo, com todas as chuvas de 2023, nenhuma família sofresse com alagamentos. Em 2021, choveu 1.622 mm, em 2022 foram 1.947mm, e no ano passado foram 2.691mm. A média foi bem superior aos últimos anos, principalmente nos últimos 3 meses, onde foram registrados 520 mm só em outubro. Além disso, o Governo Municipal realizou há alguns meses, um mapeamento georreferenciado sobre os principais pontos de inundação. Este material foi encaminhado ao Estado, com o objetivo de solicitar o licenciamento ambiental para realizar novamente, as obras nos rios.

Lixo, terra e o crescimento da vegetação são alguns dos fatores que fazem com que esse trabalho de desassoreamento tenha que ser periódico. A expectativa é de que em março ou abril encerre os trâmites legais e comece o trabalho nos rios do município.