Retrospectiva Secretarias Municipais: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia

Santa Rosa vive um grande momento no cenário econômico. O resultado é reflexo direto da atuação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, que viabiliza novos negócios, impulsiona os já existentes, cria leis de incentivo e facilidades para atrair investimentos e firmar parcerias. O Governo Municipal apresenta nesta quarta-feira (17), as principais ações desenvolvidas em 2023, pela equipe que atua na secretaria. Ente os destaques, podemos citar grandes avanços na área tecnológica, como o estudo do mapeamento urbano realizado através de Inteligência Artificial (IA), a instalação do Polo Tecnológico Tecnopuc Agro Santa Rosa e o processo de contratação de um novo Sistema de Georreferenciamento do município.

Nos últimos anos, Santa Rosa tem crescido exponencialmente com o estabelecimento de novos negócios e a ampliação de empresas já existentes. Em 2023, a secretaria realizou a concessão onerosa de áreas para instalação e/ou ampliação de 22 empresas no município. A previsão é de que pelo menos 800 famílias sejam impactadas diretamente, com a geração de novos postos de trabalho. Outro grande destaque do ano, foram os avanços realizados na Sala do Empreendedor. Santa Rosa recebeu o Selo Ouro 2023. A premiação foi concedida pelo Sebrae-RS e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). De janeiro a dezembro, foram protocolados cerca de 5 mil processos envolvendo a Sala do Empreendedor, destes, mais de 2 mil são de solicitações de CNPJs. Já no Programa Municipal de Microcrédito Produtivo Orientado, foram protocolados 225 processos e liberados aproximadamente R$ 2 milhões em crédito pelas Instituições Financeiras/Creditícias conveniadas ao programa Desenvolver.

Para melhorar o ambiente de negócios, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico atuou na Nova Lei de Desenvolvimento Econômico que visa modernizar e estruturar os incentivos materiais e fiscais através do Programa Municipal de Estímulo ao Desenvolvimento Econômico, “Invista em Santa Rosa”. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, ressalta que Santa Rosa tem se destacado como uma cidade que vale a pena empreender, “Hoje a nossa cidade acolhe e empreende. Avançamos muito no desenvolvimento do município e o cenário é positivo para seguirmos crescendo”.

Outras ações aconteceram no decorrer do ano, com o objetivo de gerar mais desenvolvimento, emprego e renda, como por exemplo o curso de Costura Industrial realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social. Além disso, Santa Rosa foi contemplada no Programa do Estado, “RS Qualificação” (cursos profissionalizantes). A Feira da Praça também foi um destaque. Inaugurada em maio de 2023, a ação contou com uma média de público de 350 visitantes por sábado. O turismo teve importantes avanços em 2023 com a criação do Plano Municipal e Estratégico de Turismo.

Em parceria com Aprhorosa, Emater/RS-Ascar e Hortigranjeiros foi realizada a 3ª edição da APRHOFEST que movimentou mais de 4 mil visitantes. Para 2024, o foco é seguir com o projeto de desburocratização, simplificando a legislação para quem empreende, tornando este processo o mais fácil e ágil possível. A missão é fazer com que Santa Rosa, seja reconhecida como cidade empreendedora e como um dos melhores ambiente de negócios do RS, modernizando os serviços públicos prestados aos empreendedores e empresários.