Retrospectivas Escolas Municipais: EMEF Nossa Senhora da Glória

A EMEF Nossa Senhora da Glória faz parte da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa que conta com 14 Escolas de Ensino Fundamental. São 258 alunos matriculados (139 meninos e 119 meninas), atendidos em 13 turmas da pré-escola ao 9º ano. A instituição foi fundada em março de 1960 e tem, nestes 63 anos de história, contribuído com a aprendizagem e o desenvolvimento de muitos estudantes. Em 2023, ações diferenciadas aconteceram, com destaque para os projetos de Leitura, Cultura da Paz, Patrulheiro Ambiental Mirim, Trânsito Seguro, Proerd, Tribos, Consciência Negra e Indígena, Feira do Conhecimento e Oficina de Flauta Doce.

Em 2023, nos simulados do protejo: “Educação: um olhar para o futuro de Santa Rosa”, promovido pela Secretaria de Educação, a escola obteve certificado de Destaque, com as melhores notas do 1º semestre, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, a instituição também participou de projetos como o Programa a União Faz a Vida da cooperativa Sicredi, que oportunizou aos alunos, a criação e apresentação de curtas-metragens. Outro projeto foi do Ministério Público do Trabalho com a temática “Combate ao Trabalho Infantil”, o qual, o aluno Luís, na categoria desenho, ficou em 1º lugar (Município e Estado). Mais um fato marcante do ano passado foi a participação e a classificação de 3º lugar, na “Gincana Papo 90” promovida pelo Hortigranjeiros.

A instituição atualmente possui 33 servidores. Em 2023, a escola foi contemplada com o Fundo Social do Sicredi. O recurso possibilitou a construção de arquibancadas na quadra poliesportiva, que foi realizada em parceria com o CPM. Além disso, a empresa Sul Cores fez uma doação de tintas para finalizar a pintura da parte interna da escola. A Diretora Flávia Alana Winck, destacou que parcerias como essas, são fundamentais para a realização destes projetos, “Nosso agradecimento às famílias, professores, funcionários e a comunidade pela disponibilidade, dedicação e comprometimento. Nosso maior objetivo é atender a todos os alunos, visando uma educação de qualidade, respeitando as características pessoais e buscando trabalhar as habilidades e competências necessárias para a construção de uma aprendizagem significativa”.

Para o ano de 2024, está previsto a continuação dos projetos em andamento. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann, ressalta que o Governo Municipal tem investido na qualificação do ensino a cada ano, “Estamos sempre focados em promover o constante desenvolvimento das escolas do município. Nosso objetivo é atender cada vez melhor as famílias, possibilitando um cuidado integral aos estudantes”.  A EMEF Nossa Senhora da Glória fica localizada na R. Guaporé, nº 2.313, no bairro Glória.